O governador Romeu Zema (Novo) disse, nesta quinta-feira (8), que Minas Gerais vai adiantar o calendário de vacinação contra Covid-19 e a nova previsão é que todos maiores de 18 anos sejam vacinados até setembro.
“A união de esforços está possibilitando acelerar a maior operação de vacinação da história de Minas. Continue se protegendo e quando chegar sua vez, vacine”, disse o governador em uma rede social.
Logo após o anúncio de Zema, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Fábio Baccheretti, detalhou o novo cronograma de vacinação em entrevista coletiva na Cidade Administrativa. Segundo ele, em julho, devem ser imunizados mineiros de 54 a 40 anos. Em agosto, devem receber a primeira dose pessoas de 39 a 25 anos. Já em setembro, será a vez da população de 24 a 18 anos.
Ele também anunciou a chegada de uma nova remessa de vacinas ao estado. Nesta sexta-feira (9), Minas receberá 79.600 doses de CoronaVac e 274.440 de Pfizer.
Veja o novo cronograma para 1ª dose em MG:
40 a 54 anos – julho
25 a 39 anos – agosto
18 a 24 anos – setembro
Baccheretti disse que 80 milhões de doses da Pfizer vão chegar ao Brasil até meados de agosto e, desse total, 8 milhões serão destinadas a Minas Gerais.
"A previsão que tínhamos, de até setembro, eram de 100 milhões de Pfizer sendo entregues para o país, e adiantaram a entrega até meados de agosto de 80 milhões. Então como a previsão de doses a serem entregues, da Pfizer em especial que é o grande destaque de adiantamento, a gente conseguiu trazer", disse o secretário.
"A AstraZeneca vem cumprindo a sua produção diária de quase 1 milhão de doses, ou seja, cerca de 25 a 30 milhões de doses por mês. A gente já recebeu doações da Janssen, o governo federal não tinha essa expectativa, mas conseguiu se adiantar, além daqueles 1,5 milhão entregues inicialmente, depois vieram mais doses. Diante desse novo cenário, refizemos a expectativa para setembro terminar”, completou Baccheretti. Anteriormente, a previsão era que pessoas de 18 a 24 anos fossem vacinadas no mês de outubro.
Até agora, 7.711.916 mineiros já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 2.759.223 já receberam a segunda dose. Outras 62.039 pessoas receberam dose única.
Fonte: G1/sul de Minas
Publicidade