Dados referentes à quantidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis no Sul de Minas para o tratamento do novo coronavírus e o número de internações de pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença na região mostram que apenas os 12 municípios com mais casos positivos podem estar ocupando a maioria dos locais que já estão em uso.
Isso porque, de acordo com as Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Varginha, Pouso Alegre, Passos e Alfenas, que respondem por hospitais públicos do Sul de Minas, dos 188 leitos SUS disponíveis na região para este tipo de tratamento nesta segunda-feira (15), 66 (35,1% do total) estão sendo utilizados.
Por outro lado, segundo dados fornecidos em boletins epidemiológicos divulgados no mesmo dia pelas prefeituras destas cidades, 38 pacientes estão hospitalizados para tratamento do novo coronavírus ou por estarem com suspeita da doença.
Estas internações, segundo os dados destes balanços municipais, são tanto em alas hospitalares quanto em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem especificação, por parte das cidades, se são em leitos SUS. Caso comprovadas nestes locais, estas cidades estariam ocupando 53,15% dos leitos do Sistema Único de Saúde em uso.
Internações por Covid-19
Levantamento feito com base em dados fornecidos pelas prefeituras, mostra que 38 pacientes estão internados para tratamento do novo coronavírus nas 12 cidades com mais casos confirmados da doença na região.
As cidades de Cambuí e São Lourenço apontam que têm dois pacientes internados, sendo que um dos pacientes de São Lourenço está em UTI.
Em Três Corações, a prefeitura aponta que três pacientes com coronavírus estão internados e outros seis com suspeita da doença também encontram-se hospitalizados, totalizando, assim, nove internações.
Continua depois da publicidade
Logo em seguida, Poços de Caldas e Varginha registram oito pacientes hospitalizados em cada uma delas. A Prefeitura de Varginha, sem especificar se a internação é em UTI ou em ala hospitalar, aponta que sete pacientes são pessoas com suspeita da doença e um com caso positivo.
Já Poços de Caldas, de acordo com a prefeitura, uma pessoa está internada em ala hospitalar e sete pacientes estão realizando tratamento em UTI.
A Prefeitura de Extrema comunica no boletim que sete pessoas estão internadas com coronavírus na cidade, mas não detalha o tipo de internação.
Pouso Alegre e Camanducaia divulgaram que possuem uma pessoa internada em cada cidade. Enquanto isso, Monte Sião e Itamonte afirmam não ter nenhuma internação.
Itajubá e Lavras não informam em seus boletins o número de internações. Entretanto, a Prefeitura de Lavras afirma que 70% dos leitos SUS disponíveis na cidade estão ocupados.
Pacientes hospitalizados em cidades com mais casos positivos
Leitos por região do Sul de Minas
A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, a qual Poços de Caldas e outras 51 cidades fazem parte, possui 93 leitos para tratamentos de Covid-19. A SRS informou que 56 deles estão livres, 35 ocupados e dois reservados.
O boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais aponta que o Sul de Minas registra, até o momento, 1.791 confirmações pelo novo coronavírus, sendo 57 mortes pela Covid-19.