Após as limitações que se instauraram o aterro sanitário de São Lourenço e as mudanças no destino do lixo coletado na cidade, alguns pontos mais afastados do centro estão se tornando verdadeiros depósitos de lixo, ou lixões a céu aberto. Um bom exemplo disso é o que vem acontecendo no final da rua Santo Eloi (Vila dos Cabritos), onde um verdadeiro lixão está se formando próximo um acesso para o bairro Jardim das Acácias.
Continua depois da Publicidade
Segundo relatos de moradores que costuma utilizar o caminho, muito lixo industrial vem sendo lançado no local. ainda segundo estes relatos, no último final de semana um caminhão carregado com docês vencidos e embalagens foi descarregado as margens da rua, deixando uma verdadeira lambança, ambiente ideal para proliferação de insetos e roedores. Além disso, moradores também relataram que algumas pessoas estariam pegando produtos que não estavam com embalagens danificadas e levando para consumo.
Rejeitos industriais alimentícios foram descarregados no local / Fotos: O Popular.net |
Doces vencidos também foram descartados no local / Fotos: O Popular.net |
A reportagem do Popular.net procurou o Diretor Presidente do SAAE, Gustavo Ribeiro para saber quais soluções poderiam ser tomadas para retirar o lixo do local. De acordo com Gustavo está não é uma questão para o SAAE, mas sim para o setor de Posturas da Prefeitura Municipal, já que o lixo foi descartado é de origem industrial, mas disse que estará agindo em parceria para identificar e notificar as empresas que persistirem nesta prática. "através das embalagens, números de lotes e outros itens é possível chegar a origem destes detritos e é exatamente isso que faremos. quem jogou lixo industrial nestes locais terá que ir até lá e remover tudo" afirmou o Presidente da autarquia.
Sobre o descarte dos rejeitos indutriais em São Lourenço vale ressaltar que com a publicação do decreto de regulamentação no dia 23/12/2010, passou a vigorar em todo território nacional a “Lei do Lixo”, como já é conhecida a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) sancionada em agosto de 2010 pelo presidente Lula (Lei nº 12.305).
Na prática, a lei estabelece a Gestão Integrada de Resíduos, onde o material descartado pela sociedade e todos os atores envolvidos (como sistemas de coleta seletiva, cooperativas, triagem e tratamento dos resíduos, por exemplo) são regulamentados com base no sistema de responsabilidade compartilhada. Ou seja, o Poder Público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Da Redação do Popular.net
Publicidade