A secretaria de Saúde do Município está negociando recursos com o governo Federal, para comprar mais três polos do Programa Academia da Saúde, para os bairros Nossa Senhora de Lourdes, Santa Mônica e São Lourenço Velho. Os conjuntos de aparelhos de ginástica, semelhantes aos que já estão funcionando no Paço Municipal, próximo à prefeitura, estão orçados em R$ 100 mil, cada.
Além dos recursos para a compra, o governo Federal repassará uma verba de R$ 3 mil mensais para a manutenção dos locais. Nas praças serão desenvolvidas atividades físicas com auxílio dos profissionais de saúde, especialmente dos educadores físicos do Núcleo de Saúde da Família (Nasf).
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos destinados a prática de atividades físicas, com orientação nutricional e de educação alimentar, além de práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato). O principal objetivo do programa é ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde. Com a orientação dos profissionais do Nasf, os usuários são estimulados a adotar hábitos saudáveis e participar de grupos de convivência.
Em São Lourenço, o Programa Academia da Saúde está inserido no projeto Agita São Lourenço, desenvolvido pelo Nasf, que já reúne mais de 700 alunos, usuários das unidades básicas de saúde. Os grupos, liderados pelas professoras Fabiana, Fabíola e Marcília, participam diariamente de atividades físicas que incluem exercícios nos equipamentos instalados no Paço Municipal.
Fonte: Jornal Regional.net