Viajar pela MGC-267, no Sul de Minas Gerais, é uma verdadeira aventura – e não das mais seguras. Também conhecida como Rodovia Vital Brasil, essa estrada que conecta cidades do Circuito das Águas e liga Minas aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, é famosa por seu asfalto esburacado, que gera inúmeros transtornos e riscos aos motoristas.
O trecho mais crítico fica entre Conceição do Rio Verde e Caxambu, onde cenas de motoristas parados na beira da pista com pneus furados e rodas amassadas já são comuns. "Muito buraco! Quando não dá pra desviar, não tem jeito, é passar por cima", desabafa a um representante comercial, que já precisou lidar com danos no veículo após percorrer o trecho.
Um outro motorista compartilha uma situação semelhante. "Um caminhão estava à minha frente, desci pelo trecho e acabei estourando os dois pneus e amassando a roda. Aqui não tem estrada!", lamenta, lembrando do momento em que precisou enfrentar mais um prejuízo.
O cenário caótico não poupa nem os veículos de carga. Um caminhoneiro com destino a Rio das Pedras, em São Paulo, também sofreu com as péssimas condições da estrada. "Tentei desviar, mas o pneu de dentro estourou e a carreta perdeu tração. Quando fui tentar retomar o controle, o caminhão deslizou e quase fui parar fora da pista."
Os perigos da MGC-267 aumentam ainda mais durante o período de chuvas, quando os buracos enchem de água, tornando-se armadilhas invisíveis. "A maioria dos acidentes é atribuída ao motorista, mas a culpa é da estrada. Cheia de buracos que a gente não vê. Tem um bem no meio de uma curva; se desviar, você corre o risco de cair num despenhadeiro", alerta um produtor rural morador do trecho.
Moradores da região temem uma tragédia iminente se nada for feito. "Essa rodovia precisa de reparos urgentes, senão vai acabar em tragédia. E isso não vai demorar", adverte um ajudante de borracheiro, expressando a preocupação crescente dos que convivem diariamente com o descaso na MGC-267.
Apesar dos apelos de motoristas e moradores, a estrada segue perigosa, colocando em risco quem passa por ali. Para muitos, a revitalização da MGC-267 é mais do que necessária – é uma questão de urgência e segurança para todos que dependem dessa via.
*Da Redação do Popular net \ Imagens: EPTV-Tarciso Silva