Haverá interrupção somente nos bairros abastecidos pelos reservatórios que serão limpos
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço vai realizar nesta terça-feira (01/08), a partir das 7h, a limpeza e desinfecção dos dois reservatórios de abastecimento de água tratada do Carioca. A ação faz parte de um conjunto de ações do Governo Municipal para melhoria do abastecimento em São Lourenço.
Para a realização do procedimento, será necessária a interrupção do abastecimento nos bairros Aeroporto, Canaã, Carioca, Cohab Santa Helena, Jardim Juliana, Le Sapê, Paineiras, Porto Alegre, São Lourenço Velho, Topomóvel, Via Ramon e proximidades. O retorno acontecerá no mesmo dia e está previsto para às 16h com intermitências.
De acordo com o diretor-presidente do SAAE, Hemerson Jader Cunha, a normalização completa do abastecimento poderá levar até 24 horas.
“Em todo sistema de abastecimento há paralisações rotineiras e isso faz com que incrustações de ferro e calcário das tubulações sejam arrastadas para os reservatórios após a retomada do abastecimento. Essas incrustações decantam-se no fundo deles e quando o nível é reposto entram em suspensão e acabam nas torneiras dos imóveis. A limpeza e desinfecção dos reservatórios é para garantia da qualidade da água”, explicou Hemerson.
O presidente, que é engenheiro da autarquia, explica que no dia da limpeza as pessoas podem realizar descargas em suas casas. “Como haverá a interrupção no abastecimento, as pessoas podem fechar o hidrômetro. No momento em que for ligar, quando o abastecimento for retomado, pode fazer uma descarga ligando a torneira que entra água direto da rua deixando a água escorrer durante mais ou menos três minutos. Dessa forma, eliminará as incrustações que possivelmente virão com a retomada do abastecimento”, completou.
Outras etapas de limpeza de reservatórios
Em março deste ano, o SAAE já realizou a limpeza dos dois principais reservatórios do sistema de abastecimento que é o Vila Nova e o Estação de Tratamento de Água (ETA). Antes de chegar até os imóveis, obrigatoriamente, a água tratada passa por esses dois reservatórios.
O reservatório da ETA é chamado de tanque de contato. É a última etapa do tratamento de água, quando ela recebe o flúor e o hipoclorito de sódio. Depois de passar pelo tanque de contato, a água enviada para o Vila Nova e de lá é bombeada para os outros sete reservatórios do sistema: Carioca (2), Jardim das Acácias, São Francisco, Solar dos Lagos (2) e Cohab.
Com informações da ASCOM/SAAE