O governador Romeu Zema (Novo) confirmou, em entrevista exclusiva à rádio CBN, nesta segunda-feira (18), que as 561 mil doses da vacina CoronaVac serão suficientes para imunizar o público-alvo da fase 1 da campanha de vacinação em Minas Gerais. Segundo ele, esse público-alvo é de 275.088 pessoas no estado.
"Quero lembrar que, já neste próximo fim de semana, uma segunda leva estará saindo. Essas 6 milhões de doses são o pontapé inicial. Mais 4 milhões de doses sairão de São Paulo neste fim de semana, as doses serão suficientes", disse ele.
Zema ainda voltou a dizer que a vacinação pode começar ainda nesta segunda-feira (18), às 17h, e que todos os 853 municípios do estado vão receber as vacinas até terça-feira (19). "Hoje ainda já teremos profissionais de saúde sendo vacinados em Minas", disse ele.
Durante a entrevista, o governador ainda disse que os imunizantes chegarão primeiro à central de distribuição da capital mineira. Depois, serão utilizados aviões, helicópteros e vans para que a vacina chegue o mais rápido possível aos outros municípios.
Doses da Coronavac embarcando em avião para MG / Foto: Twitter |
O governador Romeu Zema destacou a importância de todos se vacinarem. Ele disse que vai tomar a vacina assim que chegar a vez dele na fila, e também vai recomendar aos familiares que façam o mesmo. Ele afirmou que, mesmo não sendo obrigatório, é importante que haja um grande número de mineiros imunizados.
"É altamente recomendado que todos tomem (a vacina). É muito importante que tenhamos um número expressivo de pessoas que tomem. Meus tios, pais, todos vão tomar."
Público-alvo
Segundo Romeu Zema, o público-alvo neste primeiro momento são indígenas que vivem em aldeias, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições como asilos, e 34% dos profissionais da saúde.
O planejamento do governo federal detalha que 16.560 doses estão reservadas para a população indígena.
Veja a seguir quais são os grupos prioritários para receber a vacina:
1ª fase
Trabalhadores da área da saúde
Pessoas com 75 anos ou mais
Pessoas com 60 anos ou mais que estão em asilos
População indígena aldeada em terras demarcadas
Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas
2ª fase
Pessoas com idades entre 60 anos a 74 anos
3ª fase
Pessoas com comorbidades
Próximas fases – ainda sem definição de ordem
Professores do nível básico ao superior
Quilombolas
Trabalhadores do transporte coletivo
Profissionais de forças de segurança e salvamento
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade
Pessoas em situação de rua
Da Redação do Popular.net
Publicidade