O bloqueio que restringe o acesso a cidade de São Lourenço pela Via Ramon e que tanto tem atrapalhado a vida de moradores e trabalhadores que vem do município de soledade de Minas e até mesmo de São Lourenço, pode ser removido nos próximos dias. O anúncio foi feito através das redes sociais pelo Prefeito de Soledade de Minas Emerson Ferreira Maciel, após reunião com os demais prefeitos de municípios que compõem a AMAG (Associação dos Municípios da Micro Região do Circuito das Águas) na tarde da última segunda-feira (18/05), realizada na cidade de São Lourenço.
Ainda de acordo com Emerson, o municipio de Soledade está disposto a ajudar com servidores em uma possível barreira sanitária naquele local, motivo ao qual a prefeita de São Lourenço disse em coletiva a imprensa no inicio do mês, ao qual escolheu fechar o local com a barreira física, ou seja, a falta de profissionais de saúde e de trânsito para compor uma barreira sanitária na Via Ramon. Em tempo, segundo o Prefeito de Soledade, a Prefeita Celia Cavalcanti agradeceu a proposta de parceria. Agora, com o auxílio do município vizinho, cabe a ela a decisão de reabrir ou não a Via Ramon.
Barreira controversa
Desde quando foi impantada a barreira composta do que deveria ser entulho tem tirado o sono de comerciantes de atividades essenciais da Via Ramon, tais como Centros Automotivos, Posto de Combustível, Farmácias, mercerias, dentre outros, que viram o movimento nos estabelecimentos despencar em torno de 90%. Essa queda na receita teria gerado até mesmo um abaixo assinado que foi entregue na Prefeitura Municipal de São Lourenço a propósito de providências por parte da Prefeita Célia Cavalcanti.
A barreira física também tem se mostrado ineficiente, devido ao fato de conter apenas carros, já que motociclistas atravessam o local a todo momento, na maioria das vezes garupados, ou seja, de carro não entra, mas de moto entra, sem ser avaliado e do jeito que vier e de onde vier.
Trilha feita por motociclista sobre a barreira para adentrar a cidade / Fotos: Rogério Brasil |
Patrimônio histórico, paralelepídos viraram entulho na barreira / Fotos: Rogério Brasil |
Vale lembrar que muitas pessoas na cidade não aceitam a idéia do asfalto nas vias públicas de São Lourenço, justamente pelo apelo histórico e cultural destas pedras, que hoje, em alguns casos como o da barreira do Via Ramon, são tratados apenas como entulho.
Da Redação do Popular.net
Publicidade