O que antes eram apenas rumores e especulações foi praticamente confirmado através de um audio do secretário Municipal de Saúde de São Lourenço-MG, Dr. Wilton José Negreiros Junqueira, que começou a circular em grupos do aplicativo Whatsapp. A cidade de São Lourenço tem um caso de individuo infectado pelo coronavírus (Covid-19) e o fato mais assombroso: Este indivíduo já se encontra em quarentena a cerca de 10 dias em uma residência da estância hidromineral.
Os fatos acima foram retirados do arquivo de audio que em seu teor fala sobre um individuo que estava na Italia e que recentemente desembarcou no Rio de Janeiro e teria sentido sintomas da doença, sendo inclusive assistido por equipes de saúde e realizado exames para detecção do Covid-19. No mesmo audio, o secretário de saúde diz que este indivíduo estaria na casa de seu pai naquele estado, mas que em determinado momento se deslocou de ônibus para a cidade de São Lourenço-MG, onde teria uma casa.
Ouça abaixo o audio na íntegra
Ainda segundo o teor do audio, assim que chegou a cidade o homem teria sido assitido também por equipes de saúde, entrando no regime de quarentena em sua residência no dia 10 de março, sendo assistido por diariamente pela vigilância epidemiológica.
Em tempo, no mesmo audio, o secretário de saúde citou que após quase 10 dias de quarentena o indivíduo não estaria sentindo sintomas da doença e que ele estaria bem de saúde, inclusive, ele não apresentaria mais condições de contagiar outras pessoas.
Mas a parte mais assombrosa do audio e que deixou estarrecidos os morades da cidade foi o fato do resultados dos exames do indivíduo, feitos no RJ antes mesmo dele se deslocar para Sâo Lourenço deram positivo para presença do coronavírus, ou seja, a cidade teve um caso suspeito, que passou a ser confirmado durante desde o dia 10/03 e não houve transparência com a população. Um infectado praticamente ocultado da cidade.
O motivo da não divulgação do caso também foi justificado no audio "Não podiamos divulgar isso por que era um caso suspeito... Nesse primeiro momento qualquer noticia sobre o caso gera essa situação... Se for necessario a gente faz um video com a assessoria de comunicação e joga nas redes sociais para desmentir essas coisas absurdas que alguns querem se aproveitar da situação e colocarem" disse o secretário de saúde.
Outro fato macrabo sobre o caso é que entrevista coletiva com representantes da imprensa a 3 dias atrás (16/03) nada foi falado sobre o caso pelo secretário de saúde. Nesta data o indivíduo que hoje é que testou positivo para coronavírus já estava em quarentena sendo assistido pelo serviço público, ou seja, a informação foi homitida para imprensa.
Assista a entrevista
Diante do "abafamento" do caso, a população de São Lourenço segue preocupada em saber até onde poderá saber da verdade sobre estes casos. Alguns já especulam que existam até outros casos ocultos, afinal, o indivíduo se deslocou de ônibus para a cidade e provalvelmente teve contato com outras pessoas, seja dentro do ônibus durante a viagem, ou até mesmo no seu deslocamento da rodoviária até sua residência. Existe o medo destas pessoas também terem sido infectadas. Sobre este assunto a secretaria de saúde também não se manifestou e a população ainda está sem saber se as pessoas que tiveram contato com o indivíduo também estão sendo assistidas, se foram identificadas ou se apresentam sintomas do covid-19.
A Prefeitura Municipal de São Lourenço falou sobre o caso no boletim sobre o coronavírus divulgado no inicio da tarde desta quinta-feira (19/03), porem não se manifestou sobre o caso ter sido abafado da população e nem os motivos que levara a esta decisão.
A reportagem do Popular.net tentou contato com o Dr. Wilton durante a manhã desta quinta-feira, porém não obtivemos retorno. Leia abaixo na íntegra:
BOLETIM INFORMATIVO 19-03 COVID19
Comitê de Enfrentamento e Combate ao Novo Coronavirus determina novas medidas de prevenção em São Lourenço
Nesta quarta-feira (19), o Comitê de Enfrentamento e Combate ao COVID-19 se reuniu para a tomada de novas medidas de prevenção no município.
A discussão em pauta foi a respeito do caso confirmado positivo para o vírus, de um paciente que estava em isolamento em São Lourenço, após retornar de uma viagem à Itália. A gerência de Epidemiologia está acompanhando o caso diariamente e informou que o paciente não corre nenhum risco, não possui mais os sintomas, e inclusive, não é capaz de transmitir o vírus para outras pessoas.
Sobre as medidas pontuais, ficou definido que os atendimentos presenciais nos órgãos públicos serão suspensos. Havendo apenas o expediente interno nos setores determinados.
A Secretaria de Educação também destacou que as aulas continuam suspensas na rede municipal por tempo indeterminado.
Outro ponto importante é sobre a proibição da entrada de turistas, bem como a notificação aos hotéis para que não recebam turistas de outras cidades, principalmente em ônibus ou vans, sob pena de punição caso não cumpra às exigências definidas. A fiscalização dos veículos na entrada da cidade também será intensificada.
Outras ações relacionadas à Saúde também serão tomadas nesta tarde em reunião com os médicos e enfermeiros, e divulgadas tão logo sejam definidas.