O Nível do Rio Verde tem assustados os moradores da cidade de São Lourenço-MG por estar muito acima do nível devido as águas das chuvas que caíram nas terras altas da Mantiqueira nos últimos dias e que estão seguindo seu curso.
Na manhã desta quinta-feira (13/02) a reportagem do Popular.net esteve na Ponte da Estação e acompanho a afeirição da régua que marca o volume das águas, que vem sendo realizada periodicamente durante toda a noite pela Defesa civil e pelo Corpo de Bombeiros. A boa notícia é a afeirição desta manhã apontou para a diminuição do aumento do volume de água que passa pela cidade, que na última afeirição realizada as 3h da madrugada de hoje estava na casa de 4cm por hora e pela manhã às 6h40m estava virando com menos de 2cm por hora e estabilizando. A área da régua foi isolada pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil para evitar qualquer tipo de acidente com curiosos que possam vir a querer se aproximar do rio a fim de previnir acidentes.
Local da régua foi isolado para evitar acidentes com curiosos / Fotos: Rogério Brasil |
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros o Rio Verde continuar neste rítimo a água deve começar a baixar graduativamente durante todo o dia de hoje, porém é necessário que não chova nas cabeceiras, ou seja, nos municípios de Passa Quatro-MG e Itanhandu-MG, já que embora o volume das águas esteja estabilizando o rio encontra-se praticamente em seu limite na cidade de São Lourenço com 3 metros acima do seu nível normal, o que causou obstruções nas redes de esgoto e fez com que a água retornasse pelas galerias causando pequenas inundações na Rua Bartolomeu de Gusmão no bairro Estação, nos trechos do Campo do Miramar e do Water Clube. Também foi registrado um pequeno transbordo das águas nos fundos da Ilha Antônio Dutra.
Nenhuma parte do centro da cidade ou estradas que levam a São Lourenço tiveram pontos de alagamentos que impedissem o fluxo de veículos, salvo na BR-460 próximo ao Armazem Chagas e do Recanto dos Lobos, onde as águas da chuva sobrecarregaram um lago e um córrego fazendo com que uma água rasa invadisse a pista, mas esta água se escuou rapidamente.
Assista ao video:
Em tempo, a Defesa Civil de Baependi-MG emitiu um alerta falso na manhã da última quarta-feira (12/02) recomendando aos cidadãos de Baependi e região que não se deslocassem a São Lourenço, pois a cidade iria enfrentar problemas e sofrer uma enchente, podendo os cidadãos passarem por dificuldades, ficando ilhados no município sem poder retornar para a cidade. Esta informação foi vista como irresponsável e sem noção por grande parte dos cidadãos e pelas equipes que trabalham seriamente no monitoramento do Rio Verde, além de ter prejudicado diversos moradores de Baependi que precisariam se deslocar para São Lourenço pelos mais diversos motivos e não vieram para a cidade. A cidade se encontra em alerta amarelo, ou seja estado de atenção e em nenhum momento foi emitido o alerta vermelho, que confirma inundações e enchentes por conta do nivel do rio.
Cordenador da Defesa Civil de Baependi passou alerta falso / Foto: reprodução O Popular.net |
INFORME DEFESA CIVIL DE SÃO LOURENÇO-MG EM 13-02-20 – ÀS 11:00
A Defesa Civil informa que hoje por volta das 5hs o Rio Verde parou de subir estabilizando com 2,95m do seu leito normal. Com isso esperamos, caso não tenhamos mais chuvas fortes na montante do Rio Verde (Itanhandu, Itamonte e Passa Quatro) e nem mais algum outra intercorrência, que o rio comece abaixar seu volume na tarde desta quinta feira, trazendo tranquilidade à população Ribeirinha. No momento ainda continuamos em Estado de Atenção, todos devem estar atentos para risco iminente transbordamento e alertas para uma possível evacuação.
Alguns dados importantes:
Acumulo (24h) pluviométrico até o momento: 15mm
Nível do Rio Verde até o momento: 2,95cm acima do seu nível normal (referência ponte da estação)
Média de aumento do volume de água: 0cm/h
Média de decréscimo do volume de água: 0cm/h
Alertas emitidos: Amarelo pelo INMet
Informamos que qualquer nota oficia ou informação será informado pelos canais oficiais. No caso o facebook – www.facebook.com.br/defesacivilslmg ou pelos telefones 199 / 35 99182-0121. Pelos Bombeiros Militares 193 ou Policia Militar 190.
Defesa Civil somos Todos Nós!
Da Redação do Popular.net
Publicidade