Oitenta cidades do Sul de Minas devem receber o repasse referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Turístico. Os municípios conseguiram pontuação igual ou acima da mínima exigida, de 8,5 e máxima de 10. O ano referência é 2018.
Entre as cidades, estão integrantes de circuitos como Caminhos Gerais, Águas, Caminhos da Mantiqueira, Montanhas Cafeeiras de Minas, Serras Verdes do Sul de Minas entre outros.
A cidade de São Lourenço aparece na lista, com pontuação de 9.25, assim como o município de Soledade de Minas que também obteve nota 9.25. Já as cidades de Caxambu e Carmo de Minas, receberam nota 10, que á pontuação máxima.
Das 80 cidades do Sul de Minas contempladas no recebimento dos recursos em 2020, 53 obtiveram a nota máxima.
O município que tira 10 é porque, além de ter comprovado a implementação de todos os requisitos obrigatórios, ele também pontuou no meio ambiente e no patrimônio cultural.
Os de pontuação 9,25 cumpriram todos os obrigatórios, mas apenas em um dos facultativos. E os de nota 8,5 cumpriram só os obrigatórios.
A estimativa inicial é de um repasse aproximado de R$ 9 milhões, divididos entre os municípios de acordo com a pontuação. “Os repasses são semanais. Após fazer e apurar o recolhimento da semana, o repasse é feito”.
Confira a lista completa de cidades
O ICMS é um incentivo do estado através de uma lei de 2009, que determina uma série de critérios que são considerados para o repasse do imposto. Ao todo, 25% do imposto recolhido em todo o estado é dividido para alguns critérios; o turismo recebe o total de 0,1% do total do ICMS.
Critérios para receber os recursos
Para pleitear o recurso, o município deve cumprir alguns requisitos estipulados na legislação e em regulamentações da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo. São quatro critérios obrigatórios:
- Participação no programa de regionalização da secretaria, que é alinhado com o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo;
- Implementação de uma Política Municipal de Turismo, o que inclui uma lei e elaboração do plano municipal. Anualmente, o município deve apresentar um relatório das ações executadas;
- Instituição de um Conselho Municipal de Turismo e a comprovação de funcionamento;
- Instituição de um Fundo Municipal de Turismo, com recursos para aplicação no setor.
Da Redação do Popular.net
Publicidade