Apesar de todos os alertas feitos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre os riscos de um feriado com chuva, um alto índice de letalidade foi registrado nas estradas mineiras durante a Operação Proclamação de República 2019.
Nos acidentes mais graves, as chuvas e as falhas humanas foram fatores determinantes que esse feriado se transformasse no feriado prolongado mais violento de 2019. Houve colisões frontais, capotamentos, atropelamentos, colisões com objeto fixo e saída de leito carroçável.
Ao todo, as estradas federais sob circunscrição da PRF em Minas Gerais registraram 147 acidentes em que 200 pessoas ficaram feridas. O feriado terminou com 22 mortos nas estradas. Em 2018, mesmo com um dia a mais, a Operação Proclamação da República registrou 123 acidentes com 199 feridos e nove mortos.
Além disso, o último feriado prolongado do ano foi também o mais letal de 2019, registrando inclusive, mais mortos do que o Carnaval, que tradicionalmente é o feriado mais perigoso. No Carnaval deste ano, nove pessoas morreram, menos da metade do número registrado durante a Operação Proclamação da República.
Da Redação do Popular.net