O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp baniu pelo menos 1,5 milhão de contas de usuários brasileiros de outubro de 2018, antes do segundo turno das eleições presidenciais, até o fim de setembro deste ano.
Continua depois da Publicidade
As contas foram banidas por suspeita de uso de robôs, disparo em massa de mensagens e disseminação de fake news e discurso de ódio e incluem perfis banidos temporariamente ou para sempre.
Tela de banimento do Whatsapp / Foto: Ligapress |
O WhatsApp não vai comentar os banimentos, informa sua assessoria de imprensa. Em média, o WhatsApp bane ao menos 125 mil contas por mês no país por uso irregular da plataforma.
Algumas contas de WhatsApp com suspeita de serem operadas por robôs chegaram a distribuir 14 mensagens diferentes em apenas 30 segundos.
De acordo com o WhatsApp, aproximadamente três quatros dos banimentos acontecem sem denúncias da comunidade de usuários. "Por exemplo, uma conta que registrou cinco minutos de tentativas de enviar 100 mensagens em 15 segundos é quase que certa de estar engajada em abuso", afirma um documento divulgado pela empresa em fevereiro.
A direção do aplicativo, que pertence ao Facebook, afirma que a detecção de contas a serem banidas é feita em três etapas: no registro da conta, pelo comportamento da conta na troca de mensagens e nas denúncias e bloqueios feitos por outros usuários.
Da Redação do Popular.net
Publicidade