O Corpo de Bombeiros divulgou na noite da última terça-feira (18/08) que os jovens de 19 anos moradores do Estado do Rio de Janeiro foram resgatados, após diversas buscas pela região de difícil acesso no trecho denominado Serra fina em Itamonte-MG. Embora um pouco fadigados, os dois estavam bem.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ao perceberem que estavam perdidos, os jovens encontraram um curso d'água ao qual seguiram até conseguir sinal de celular e fazer contato com familiares, enviando fotos e localização. à partir disso, com o auxilio de experientes guias locais, os Bombeiros conseguiram chegar até o local.
Conheça toda a história
Por volta de 17h45min de domingo (16/09/18), entrou em contato com o 3º Pel BM/3ª Cia BM/9º BBM – São Lourenço/MG a Senhora Patrícia, responsável por fazer transporte de turistas da rodoviária a pontos de entrada de trilhas para a Serra Fina.
A Senhora Patrícia relatou que dois trilheiros que faziam a trilha da Toca do Lobo ao Pico dos Três Estados, tendo início no dia 12/09/18, com previsão de término no dia 16/09/18, em data de 15/09/18, na parte da manhã, entraram em contato com ela, dizendo que, devido a fortes chuvas que caíram no local, iriam antecipar a descida, chegando à Fazenda do Pierre por volta de 19h00min do dia 15/09/18, para que a Senhora Patrícia pudesse fazer o resgate, mas, em data e hora marcadas, os trilheiros não apareceram e nem fizeram mais contato com ela.
Continua depois da Publicidade
Em contato com um dos pais dos trilheiros, Sr. Pablo, o qual relatou que estava deslocando para Itamonte/MG para acompanhar as buscas, foi dito que os trilheiros, de nomes Paulo José da Silva Gonçalves, 19 anos, e Isaías Tavares Machado Júnior, também de 19 anos, residem no Rio de Janeiro e era a primeira vez que estavam fazendo a travessia na Serra Fina. Foi dito, também, que eles não possuíam GPS.
Final feliz para dupla de trilheiros que se perdeu na Serra Fina / Fotos: CBMMG |
Uma equipe com três bombeiros militares da Fração BM em São Lourenço deslocou por volta de 06h00min de segunda-feira (17/09/18), para dar início às buscas, acompanhados de um guia local voluntário. Já em Itamonte/MG, seguiram para a Fazenda do Pierre, sentido Pico dos Três Estados, com a expectativa de retorno entre 18h00min e 19h00min.
Equipes de bombeiros militares do 9º BBM – Varginha, com oito BMs, e da 3ª Cia BM/9º BBM – Lavras, com dois BMs, chegaram ao meio-dia em Itamonte/MG, na Fazenda do Pierre, onde encontraram uma dupla de trilheiros que informaram que o livro de cume na Pedra da Mina fora assinado pelos jovens, mas o do Pico dos Três Estados, não. Como os jovens enviaram fotos por celular de ponto posterior ao Pico Pedra da Mina, havia a possibilidade de que estivessem num trecho denominado Brecha, localizado entre os dois picos.
Em razão do clima, não era possível o apoio de aeronaves. Havendo melhora no tempo, o Helicóptero Arcanjo, da 2ª COA – Varginha empreenderia buscas e auxiliaria as equipes em solo. Ao final do primeiro dia de busca, os jovens ainda não haviam sido localizados.
Assim, as equipes de Varginha e Lavras deslocaram, acompanhados de três guias locais voluntários, por volta de 05h00min do dia 18/09/18, para a trilha, partindo da Fazenda do Pierre, sentido Brecha e Vale do Rhuá, em busca dos jovens.
O Posto de Comando foi estabelecido no Sítio do Pierre, onde o Comandante das Operações, Capitão BM Sílvio, e o Comandante do Pelotão BM em São Lourenço, 2º Ten BM Domingos, acompanhados dos pais de cada jovem desaparecido, permaneceram.
Pouco antes das 10h00min, o Sr. Pablo recebeu contato telefônico de sua esposa, relatando que seu filho, Paulo, entrara em contato telefônico, relatando estar bem, com alimento para dois dias, repassando sua localização exata, via aplicativo, e informando algumas referências de local, estando próximos a um curso de água.
O Sr. Pablo repassou ao Comandante das Operações as informações e, logo em seguida, conseguiu fazer contato direto com o filho. O Cap BM Sílvio conversou com o jovem Paulo e orientou-o a permanecer no local indicado que seria providenciada a busca dos dois.
As equipes que subiam a trilha já haviam alcançado o ponto chamado Alto dos Ivos e foram orientadas a cessar as buscas e retornarem.
Em seguida, a equipe no Posto de Comando, com o auxílio de um guia local, Sr. Alessandro, e a partir de imagens de satélite, localizou uma propriedade rural a cerca de 1,7 km de onde estavam os jovens, no Recanto da Serra, às margens do curso de água indicado pelos jovens.
Deslocaram, então, e adentraram em mata fechada com GPS, seguindo o curso do rio, por volta de 13h00min. Após cerca de três horas de deslocamento, chegaram até os jovens, por volta de 16h00min, os quais aparentavam estar bem, hidratados, alimentados e relativamente descansados, pois esperaram a chegada da equipe no local.
O retorno se deu com duas horas de deslocamento. Chegando, todos, ao Recanto da Serra, por volta das 18hmin. Em seguida, os jovens foram levados pelos bombeiros militares à Santa Casa de Misericórdia em Itamonte/MG, por volta das 19h30min, onde foram atendidos pelo Dr. Guilherme e liberados em seguida.
Os jovens relataram que se perderam após o ponto denominado Cupim do Boi, no sábado, dia 15/09/18, pois tinham baixa visibilidade, com muita neblina e vento no local. Eles deveriam ter seguido na direção Nordeste para o Pico dos Três Estados, mas seguiram em direção ao Leste, localizando o curso de água, por onde foram seguindo até conseguirem sinal de celular.
Felizmente os jovens estavam bem. Com o auxílio inestimável dos guias locais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais encerrou as buscas com sucesso na missão, tendo sido utilizados, durante a operação, um efetivo total de quatorze BMs e quatro viaturas.
Para evitar que fatos semelhantes tornem a ocorrer, o CBMMG orienta que, quando da realização de atividades em trilhas, é importante que sejam seguidas algumas dicas:
-Informe-se sobre as características do local da trilha para identificação do vestuário apropriado, devido a mudanças repentinas de tempo, e equipamentos adequados que ofereçam mais conforto e segurança à atividade.
-Verificar a previsão de tempo antes de iniciar o deslocamento.
-Não leve peso em excesso e evite fadiga.
-Informe seus parentes e/ou amigos aonde você vai e qual será a previsão de retorno, assim como o planejamento do percurso.
-É recomendável o acompanhamento de um guia experiente e responsável que conheça o local.
I-nforme-se sobre as características da trilha para preparação física, se necessário, com duração estimada da distância, altitude e elevação.
-Tenha sempre em mãos o mapa da região e/ou GPS, para se localizar e seguir corretamente o trajeto.
-Lembre-se de levar água potável e alimento para, no mínimo, dois dias a mais do seu planejamento de percurso, como medida de segurança, pois será necessária a hidratação e o estoque de energia para percorrer a trilha.
-Torna-se imprescindível conhecer o básico dos procedimentos relativos a primeiros socorros.
-Sempre leve uma lanterna e/ou bastão sinalizador, pois imprevistos podem acontecer, como perda de controle de horário, bifurcação errada ou mesmo um acidente, e, caso anoiteça, terá visibilidade ao seu redor.
-Tenha cuidado com animais peçonhentos. Evite andar descalço. Olhe sempre com atenção por onde anda e onde coloca as mãos.
Com texto do Setor de Relações Públicas do 9º BBM – Varginha