Chega a pelo menos nove o número de cidades que registraram ataques a ônibus urbanos na noite deste domingo (03/04) no Sul de Minas. Segundo informações da Polícia Militar, veículos do transporte coletivo foram incendiados em Pouso Alegre, Monte Santo de Minas, Alfenas, Guaxupé, Passos, Varginha, Poços de Caldas, Itajubá e Três Corações. Pelo menos 18 veículos foram atacados ou incendiados nessas cidades.
Em Cruzília e Brazópolis, criminosos dispararam tiros contra uma delegacia e uma viatura da polícia. Nove pessoas foram detidas em quatro cidades, entre adultos e adolescentes. A primeira tentativa foi registrada em Itajubá no fim da tarde. Lá, segundo a Polícia Militar, a suspeita é que três homens entraram no coletivo, no bairro Novo Horizonte e jogaram álcool etílico no ônibus. A tentativa foi frustrada e os três homens fugiram.
Continua depois da Publicidade
O segundo registro foi em Pouso Alegre (MG). Dois homens teriam abordado o ônibus, pediram para os passageiros saírem do coletivo e colocaram fogo em uma poltrona. Depois disso eles fugiram. O fogo foi controlado com um balde d´água. Por volta de 19h30, dois homens entraram na garagem da Prefeitura de Monte Santo de Minas (MG). Segundo a PM, pelo que os vigilantes conseguiram ver, eram dois homens encapuzados. Eles estavam com garrafas de álcool etílico e colocaram fogo em dois ônibus escolares que estavam no local.
Bombeiros combatem incêndios criminosos a ônibus no sul de minas / Fotos: CBMMG |
O princípio de incêndio foi controlado pelos funcionários e os dois ônibus tiveram apenas alguns danos. Ainda no início da noite, novos ataques aconteceram em Alfenas (MG). Lá, os criminosos conseguiram incendiar dois ônibus. O primeiro deles no bairro Jardim São Carlos. Cerca de uma hora depois, um segundo ônibus foi incendiado no bairro Jardim Alvorada. Em Guaxupé (MG), a garagem da empresa de transporte coletivo da cidade foi alvo dos criminosos. Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, pelo menos seis ônibus foram queimados. Outros cinco estavam no local, mas foram retirados do estacionamento, depois que um cadeado foi arrombado. Os bombeiros já controlaram as chamas, mas continuam no local para fazer o rescaldo do incêndio.
Em Passos (MG) os homens também atearam fogo em um ônibus da empresa que faz o transporte coletivo. Segundo as informações iniciais do Corpo de Bombeiros da cidade, o incêndio foi no bairro Cohab V e também foi criminoso. Por volta de 21h30, mais um ônibus foi atacado, desta vez em Varginha (MG). O incêndio foi no bairro Carvalhos, os bombeiros já conseguiram controlar o fogo, mas o coletivo ficou destruído. Em Três Corações (MG), por volta de 21h50, houve uma tentativa de incêndio a um ônibus no bairro Nova Três Corações. Segundo a Polícia Militar, três pessoas entraram no veículo, renderam o motorista e o cobrador e tentaram atear fogo, sem sucesso.
Já em Cruzília, por volta de 22h30, criminosos deram tiros na delegacia. Não havia ninguém no prédio, que fica no Centro. Os tiros danificaram vidros. Eles teriam sido disparados por dois homens em uma motocicleta. Em Poços de Caldas, os ataques começaram por volta das 23h. O primeiro ponto atingido foram dois galpões de uma empresa de reciclagem no bairro Vila Togni, em um incêndio de grandes proporções. Ainda não se sabe se o incêndio foi criminoso. Depois, dois ônibus foram incendiados nos bairros Jardim Kennedy e Bairro São José. Ninguém ficou ferido.
Em todo o estado, mais de 30 ônibus foram atacados em menos de 24 horas.