A noite desta sexta-feira foi de homenagem na Câmara Municipal. O funcionário do Ministério da Saúde Marcos Venício Silva Fonseca recebeu o título de Cidadão Honorário. Nascido no Rio de Janeiro em 1967, ele veio para São Lourenço há 14 anos.
Desde então, desenvolve na cidade o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, do vírus da zica e da febre Chikungunya, e também faz o monitoramento da Doença de Chagas e de áreas suscetíveis ao aparecimento de escorpiões. Devido à capacidade de liderança, ele rapidamente passou de agente de controle a Coordenador e Supervisor Geral dos funcionários que trabalham na inspeção. No começo, tinha apenas 6 profissionais. Hoje já são 24. . “Eu só tenho a agradecer a todos. Tudo que fiz foi com a ajuda de várias pessoas, uma equipe excelente”, declarou, ao receber a placa de Cidadão Honorário.
A homenagem surpreendeu Rosângela Aparecida Mendes, esposa de Marcos desde 1999: “Eu não esperava isso, então fiquei emocionada e feliz, claro, porque ele é uma pessoa de grande valor”. A única filha do casal, Caroline Mendes Fonseca, de 15 anos, também ficou orgulhosa: “Eu estou muito grata por tudo, pois o meu pai merece o melhor. Que Deus continue abençoando a nossa família”. O decreto que possibilitou a homenagem é de autoria do vereador Ricardo de Mattos (PMN): “Estamos diante de um grande cidadão, um grande homem, um grande pai e um grande chefe de família. Conceder o título de Cidadão Honorário a ele é reconhecer seus elevados valores”, afirmou.
Além dos vereadores, estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito de São Lourenço, Leonardo de Barros, o 2º tenente do Corpo de Bombeiros, Cláudio Pereira Domingos, e o Pastor Jair. Os músicos Rogério e Marcus também participaram da cerimônia e tocaram músicas gospel. Para o presidente da Câmara, Agilsander Rodrigues da Silva, é essencial valorizar as pessoas de bem: “O Marcos, sem dúvida, é uma delas, e é com muita honra que damos a ele esse título”.
Com informações da ASCOM/CMSL