Um video que circula pelas redes sociais, mostra detentos do presídio de Ribeirão das Neves-MG, em estado de revolta, durante uma possível rebelião ocorrida na noite da última segunda feira (16/01). No video, um dos detentos manda um recado ao diretor da instituição: "Você vai trombar com o capeta, nois vai meter fogo em tudo! Todas as cadeias tá ligada, vai morrer gente e o massacre vai começar, vai rolar sangue!".
Depois de divulgar vídeo na tarde de segunda-feira nas redes sociais ameaçando “colocar fogo em tudo” e “matar muita gente”, os presos da Dutra Ladeira se rebelaram à noite contra a nova direção e as mudanças implementadas por ela nos horários de visitas. Eles colocaram fogo em colchões, enquanto familiares se aglutinavam na porta do presídio em busca de informações.
Polícia Militar cercou presídio durante toda a noite / Fotos: Leitor Repórter
Aos gritos de “presos têm família”, os parentes tentaram fechar a rodovia MG-06, próximo ao km 9, mas foram impedidos pela polícia. Segundo a Polícia Militar, enviada ao local para ajudar a conter a confusão, a rebelião atingiu quatro pavilhões (4,5 e 6).
Durante a rebelião, se via muita fumaça no presídio, de onde partia barulho de tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral. Um forte aparato policial foi montado na área externa.
Assista ao video (Créditos: Minas Acontece)
Assista ao video (Créditos: Minas Acontece)
Segundo a Secretaria de Estado de Administração Prisional "SEAP", estavam no local policiais do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e o Comando de Operações Especiais "COPE". Dez viaturas da PM participaram a operação e não haverão mudanças na direção do Presídio.
A rebelião terminou, por volta da 1h30 desta terça-feira, na Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves. Segundo a Polícia Militar (PM), não há registro de mortos ou feridos. Viaturas do 40º Batalhão permanecem no entorno do local para reforçar a segurança.
Segundo familiares dos presos, o diretor Rodrigo Machado cortou a visita íntima no presídio. As grávidas teriam ainda sido proibidas de fazer visitas nos fins de semana, podendo ir ao Dutra Ladeira apenas quinzenalmente, em dias úteis. Também de acordo com relato de presidiários aos familiares, agentes do GIR estariam agredindo os presos. Nos últimos dias, teriam soltado cachorros nos internos, que foram colocados nus no pátio.
Da Redação do Popular.net /Com informações do Jornal Estado de Minas
Publicidade