O prefeito de Caxambu-MG, Ojandir Ubirajara Belini, popularmente conhecido por "Jurandir" lamentou em nota divulgada no final da tarde do último domingo (21/02) os tumultos e o cancelamento de alguma provas do concurso público para a prefeitura.
Ojandir Ubirajara Beline (Jurandir) lamenta cancelamento de algumas provas / Foto: Divulgação
Segundo Jurandir, o prefeito não pode e não tem acesso a estes mecanismos do desenrolar de todo o processo de organização do concurso, sendo assim todo o processo neste caso de Caxambu, desde a inscrição até a aplicação das provas é de responsabilidade da Magnus Concursos, empresa que ganhou a licitação.
Veja abaixo a nota oficial divulgada pela prefeitura
O Prefeito de Caxambu lamenta o cancelamento de algumas provas do Concurso Público ocorrido na manhã deste domingo.
O Executivo esclarece que obrigação de um Prefeito neste caso é abrir o concurso no município. Para tanto, é organizado um processo licitatório do qual a empresa vencedora torna-se a responsável pela execução do mesmo.
O Prefeito não pode e não tem acesso a estes mecanismos do desenrolar de todo o processo de organização do concurso, especialmente para não haver dúvidas quanto à isenção do Executivo em relação a influenciar decisões e resultados do mesmo.
Sendo assim todo o processo neste caso de Caxambu, desde a inscrição até a aplicação das provas é de responsabilidade da Magnus Concursos, empresa que ganhou a licitação.
Pois bem, é oportuno esclarecer que ao longo deste período, desde a abertura do edital até as inscrições, ocorreram alguns problemas com os códigos de barra, entre a Caixa Econômica, casas lotéricas e a empresa Magnus.
Segundo o que foi explicado pela empresa Magnus, estava tendo atraso entre o repasse de informação das inscrições por parte da Caixa Econômica Federal para a empresa Magnus. Portanto os nomes de muitos que pagaram a inscrição não eram confirmados na listagem oficial.
A empresa Magnus informou em nota que aqueles que estivessem com os comprovantes de inscrição em mãos, fariam a prova normalmente. A nota foi inclusive republicada pelos veículos oficiais da Prefeitura como forma de ajudar na divulgação e informar a população.
Entretanto, segundo a empresa, a mesma não sabia qual o número exato de pessoas que estavam com o comprovante de inscrição em mãos.
Sendo assim hoje pela manhã, na hora da aplicação das provas, o número de inscritos que compareceram nas escolas Ruth Martins de Almeida e Polivalente foi maior do que o número de cadeiras e provas disponíveis.
Com certeza absoluta esta falta de informações entre as instituições gerou todo este problema na manhã de hoje, penalizando o cidadão que compareceu para fazer a prova.
O Prefeito lamenta o ocorrido e reafirma que aguarda uma definição da Magnus Concursos em relação ao ocorrido hoje, pois esta empresa é a única responsável, sendo que a mesma ganhou a licitação para organizar e executar o concurso e tem a obrigação de realizar o mesmo conforme contrato. O Executivo Municipal, assim como a Justiça, só poderá tomar providências quando efetivamente tiver algum motivo ilícito concreto, ou seja, se a empresa definitivamente não executar o concurso.
De acordo com o pronunciamento extra-oficial da empresa hoje pela manhã, as provas previstas para a Escola Ruth Martins de Almeida e Polivalente, do turno da manhã, serão remarcadas.
A Prefeitura vai acompanhar de perto com seu Departamento Jurídico o desenrolar dos fatos e tomará as providências cabíveis.
Da Redação do Popular.net / Com informações da Prefeitura Municipal de Caxambu