O último fim de semana ficou marcado pela presença de vários colecionadores e amantes das clássicas motocicletas Harley Davidson, que impressionam as pessoas por onde passam, pela excentricidade, beleza e conservação das motos.
O Encontro "Café com Leite na Estada" esteve em São Lourenço e ficou concentrado no pátio do Hotel Guanabara onde os motociclistas se reuniram, mas as motos foram vistas aos "bandos" pelas ruas da cidade, o que realmente chamou a atenção e despertou a cobiça de alguns moradores da cidade.
Os motociclistas partiram na manhã deste domingo (02/02).
Vale lembrar, que em abril, a cidade será palco do maior evento sobre duas rodas da América Latina: o Megacycle 2014.
Os motociclistas partiram na manhã deste domingo (02/02).
Vale lembrar, que em abril, a cidade será palco do maior evento sobre duas rodas da América Latina: o Megacycle 2014.
Veja as Fotos:
História da Harley Davidson
Em 1903, na cidade de Milwaukee, no estado norte-americano de Wisconsin, dois jovens (Arthur Davidson - escultor - e William S. Harley - desenhista) resolveram instalar um motor num quadro de bicicleta, com a intenção de se locomover mais rápida e comodamente nas subidas. Bem como também se associou aos trabalhos, Ole Evinrude, um motorista.
É comumente dito que, no primeiro resultado obtido, entre outros detalhes, o carburador era feito de uma lata em conservas, resultando em uma falha completa: o motor, demasiado fraco, não conseguiu propulsionar o conjunto. Na obstinação de não abandonar o projeto, houve a tentativa de se adaptar um motor de 400 cm³, nitidamente mais potente do que o primeiro. Como resultado, o engenho andava, mas, apresentava sinais exteriores de fraqueza. Neste momento, chegou-se ao fato de se 'descobrir' o segredo de uma boa moto: a harmonia entre o quadro e o motor.
Entre surpresas desagradáveis e progressos animadores, Arthur Davidson e William S. Harley, instalados em seu local de trabalho de 8m², conseguiram, finalmente, chegar à sua primeira e verdadeira maquina: construir a Silent Gray Fellow, cujo motor de um cilindro inclinado de 410 cm³, desenvolvia 3 cavalos estava equipado com uma válvula de admissão automática e com uma transmissão de correia. Foram produzidos três exemplares, todos cinzentos, já com a cor fetiche da nova marca.
Encorajado pelo resultado, William S. Harley decidiu-se se inscrever na universidade de Wisconsin, a fim de melhorar os seus conhecimentos de mecânica.
Com isso, o motor da moto foi desenvolvido para um motor retificado de 450 cm³ e desenvolvendo 4 cavalos e a um quadro finalmente digno desse nome. Deste resultado saíram 50 exemplares das oficinas Harley-Davidson em 1906.
A partir de 1907, a notoriedade Harley e Davidson, aos quais se juntaram os primos William e Walter Davidson, começa a sair do Estado de Wisconsin. Com toda esta popularidade, são produzidas pelo menos cem maquinas todos os anos. E para demonstrar a qualidade das motos fabricadas, Walter Davidson se envolve em desporto motociclista e consegue uma vitória em 1907, em uma famosa corrida de resistência. Finalmente, em 1907, a polícia americana começa a se equipar com motos Harley-Davidson, momento em que a moto estava de fato lançada.
Nesta época, a moto ainda estava muito longe de se chegar ao seu verdadeiro mito, mas, já começava indiscutivelmente a se aproximar dele. Em 1909 é construído o primeiro V-Twin, associado a duas outras iniciativas na época: o acelerador de punho rotativo e a forquilha em paralelogramo, precursora daquela que se tornou celebre na futura Springer.
Da Redação do Popular.net