Na data de 10 de novembro de 2013, por volta das 08h30mim, uma guarnição do Grupo de Polícia de Meio Ambiente de São Lourenço/MG, 3Sgt PM Roner, Cb PM Maciel, Cb PM Marco e Cb PM Márcio, juntamente com apoio do analista ambiental do IBAMA de Pouso Alegre/MG, Sr. Gilson Silveira Alves, realizaram uma fiscalização no torneio de pássaros que estava acontecendo na quadra poliesportiva Pedro Mello, em São Lourenço/MG, onde os responsáveis pelo evento apresentaram a autorização do IBAMA.
Pássaros e gaiolas apreendidas em São Lourenço / Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente |
Após a verificação da citada autorização, foram fiscalizados, nas imediações, e encontrados 05 pássaros silvestres com anilhas adulteradas, falsas, ora com a bitola maior do que a padrão, ora com a numeração diferente do padrão, sendo que os proprietários(criadores) estavam com a licença em desacordo com órgão ambiental competente(IBAMA).
Diante das circunstâncias, foi dado voz de prisão a 04 autores, que foram conduzidos até a delegacia de polícia civil de São Lourenço, por transportar pássaros nativos silvestres em desacordo com autorização, contrariando, em tese, artigo 29, inciso III, da Lei 9.605/98(Lei dos Crimes Ambientais), bem como a apreensão de 05 pássaros da fauna silvestre brasileira, sendo 04 trinca-ferros, e um tico-tico, pássaros esses entregues ao analista ambiental do IBAMA para demais providências.
Saliento que os autores receberam, além das providências penais, as providências administrativas, sendo lavrado 04 autos de infração do IBAMA.
Com relação ao torneio, tudo estava de acordo com as normas em vigor, sendo que foi dado continuidade ao evento, sem alteração, e sem atrapalhar o seu desenvolvimento, principalmente para aqueles(outros criadores) que atenderam as recomendações e exigências impostas pela Lei.
Com informações do 3° Pelotão de Polícia Militar
de Meio ambiente e Trânsito Rodoviário de São Lourenço.