Beneficiários do programa Bolsa Família devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas casas para a segunda fase do acompanhamento, fazendo a pesagem. Eles devem levar o cartão do Bolsa Família, com o número do NIS e documento de identidade ou certidão de nascimento. As gestantes devem levar, também, a carteirinha de gestante. O acompanhamento é uma das condicionalidades para a família continuar recebendo o benefício. O período de pesagem vai até o mês de novembro.
Condicionalidades são os compromissos assumidos pelas famílias para manter o direito ao benefício, e servem como referência para a ampliação dos serviços de saúde e educação pelo poder público. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é quem gerencia o sistema de registro de dados sobre as condicionalidades, que é abastecido pelos ministérios da Educação e da Saúde e é essencial para a gestão do programa.
Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de manter atualizado o cartão de vacinação e acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem passar por consultas de rotina e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê. Os registros, na área de saúde, são semestrais.
Na educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%. A coletade dados de educação é bimestral.
Da Redação do Popular.net