Muita gente na cidade vive me perguntando: O que é essa tal de Comenda Ambiental que acontecerá mais uma vez em São Lourenço? e eu respondo seriamente: não sei direito do que se trata, extra oficialmente, pelo que observo nas informações divulgadas na imprensa, principalmente pela internet entendo que trata-se de uma premiação para pessoas e celebridades que de alguma forma colaboraram para o desenvolvimento do meio ambiente, cultura ou turismo em São Lourenço. 



Particularmente, eu não entendi algumas premiações das edições anteriores, pra não ser injusto três premiações, que deixaram de queixo caído quem conhecia seus contemplados e suas atitudes. Trata-se de uma premiação extremamente política e que tem como objetivo estreitar os laços entre a classe, embora seja de suma importância para a cidade e logicamente trará muitos benefícios ( Sabe aquela história de que se você me der um chocolate eu vou gostar de você por toda a vida? ) Bem, esta é a minha opinião.
Segundo o Prefeito José Scido Barcia Neto ( Zé Neto ) São Lourenço, como os municípios vizinhos, nasceu e se desenvolveu em função das águas minerais carbogasosas, descobertas no início do século XIX. Naturalmente gasosas e com sabores diferenciados, também têm, comprovadamente, propriedades medicinais. Essas características atraíram visitantes que, em busca de tratamentos e curas, acabaram estimulando o rápido desenvolvimento das cidades de Caxambu, Cambuquira, Lambari e São Lourenço que, juntas, formaram o primeiro circuito turístico do País, o Circuito das Águas.
A sugestão da ensaísta Ivanise Junqueira de criar uma comenda para comemorar o Dia da Água teve imediato apoio tanto do Executivo como do Legislativo Municipal. Ao homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Meio Ambiente, da Cultura e do Turismo, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço atrai a atenção do Brasil e do mundo para as águas que fizeram Minas Gerais ficar conhecida como a “caixa d'água do Brasil”, com destaque para a região sul, onde se concentra um número inestimável de nascentes de características especiais. A condecoração é o nosso tributo às águas.
Concepção da Medalha
A concepção de uma ideia é como uma semente que, quando jogada ao vento, ao cair em uma terra fértil, com a luz do sol, o ar e a água, germinará e brotará. Haverá de crescer, seu caule, suas flores e frutos serão abundantes e perpetuarão no ambiente por gerações.
Voltando de uma viagem, depois de assistir e participar de solenidade em Diamantina, indaguei-me por que minha região, o Sul de Minas, e minha terra natal, São Lourenço, não possuíam evento de tal porte, como a Medalha JK ou a Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto.
Ao falar com Eugênio sobre isso, imediatamente concluímos que poderia ser uma Comenda, que traduzisse os nossos bens maiores: as águas minerais e o meio ambiente preservado!
Por que não criarmos, então, uma condecoração que potencializasse nosso turismo, homenageasse personalidades que se distinguem na preocupação com o meio ambiente, turismo e cultura?
A partir daí, Eugênio criou o projeto da Comenda, pensamos nas cores e marca nela inserida, uma gota de água ao centro, com a frase prima inter pares e laterais verdes…
Daí ao Projeto de Lei, muito bem recebido pelo prefeito Zé Neto e pelos vereadores da cidade, foi como um passe de mágica. Tudo aconteceu muito rápido e a cada dia nos surpreendíamos com a acolhida e receptividade de muitos…
Eugênio foi convidado pelo prefeito para ser o Chanceler da Medalha.
Tal qual uma semente que joguei ao vento, a ideia simples que tive para a Comenda ganhou vida e grandiosidade por agregar pessoas que compartilham o mesmo sentimento. Germinou, brotou,  cresceu, floriu e, em breve, colheremos os primeiros frutos. Entre eles, elevar cada vez mais nossa terra, destacando a qualidade de vida nela existente.
Que as ideias dos homens sejam  transparentes como a água: símbolo da vida no planeta!
Quer saber Mais sobre as outras edições da Comenda Ambiental ou Medalha das Águas? Confira as matérias veículadas no Popular.net desde a primeira edição da Comenda nos links abaixo:

2013
Entrega da Comenda Ambiental será a noite em São Lourenço
http://www.opopular.net/2013/02/entrega-da-medalha-das-aguas-sera-noite.html

2012
Começam os preparativos para a Semana da Água em São Lourenço
http://www.opopular.net/2012/03/comecam-os-preparativos-para-semana-da.html

Entrega da comenda Ambiental acontece hoje em São Lourenço
http://www.opopular.net/2012/03/entrega-da-medalha-da-agua-acontece.html

Transito fechado para a construção do palco da Comenda Ambiental
http://www.opopular.net/2012/03/transito-fecha-praca-para-construcao-do.html

2011
Momento histórico: Comenda das águas será entregue em São Lourenço
http://www.opopular.net/2011/03/momento-historico-comenda-das-aguas.html

A festa da Medalha das Águas
http://www.opopular.net/2011/03/festa-da-medalha-das-aguas.html

Ou Acesse o Site Oficial da Comenda Ambiental Clickando AQUI!



Click para ampliar!



PROGRAMAÇÃO COMENDA AMBIENTAL 2013

 DIA 21 DE MARÇO DE 2013 – QUINTA-FEIRA

9 às 17 horas – Educação Ambiental preparada pelo Instituto INHOTIM destinada a jovens estudantes de São Lourenço e Região

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Projeto “Espaço Ciência Itinerante”, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental do  Instituto INHOTIM. Trata-se de um espaço expositivo que utiliza diferentes ferramentas educativas, como lupa, microscópio, maquetes, modelos didáticos para ensino de botânica, fotos e vídeos, para divulgação da ciência e da informação ambiental. Nesse espaço a interatividade é uma aliada no processo de construção do conhecimento científico para visitantes de diversas idades. Deverão passar pelo projeto cerca de 700 de estudantes e meia centena de professores.

18 horas – Desfile dos Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira
Local: Rodoviária (concentração)

Grande mobilização saindo da rodoviária em direção a Praça João Laje (em frente ao Parque das Águas). Viaturas da Polícia Militar, Polícia Montada, Corpo de Bombeiros, possivelmente balões, acompanharão a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, que conduzirão um baú contendo simbolicamente as comendas, até o local de entrega da Comenda Ambiental, onde os cavaleiros receberão, no início da cerimônia o “Fogo Simbólico da Liberdade” que será conduzido pelos caminhos da Estrada Real até Ouro Preto, onde acenderá a Pira da Liberdade na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência.

19:30 horas – Cerimônia da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço:
Local: Praça João Lage – Em frente ao Parque das Águas

- Coreografia com Cadetes da Polícia Militar de Minas com a Tocha da Liberdade que será entregue aos Cavaleiros da Inconfidência Mineira;
- pré-lançamento/divulgação do livro comemorativo “40 anos do Clube da Esquina!”, viabilizado por meio de parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais;
- apresentação especial de Marcus Viana e Laisa Morais;
- agraciamento e discursos;
- participação especial da Sociedade Musical Antonio de Lorenzo.
- Grande show com Marcus Viana e Orquestra Transfônica

DIA 22 DE MARÇO DE 2013 – SEXTA-FEIRA

Manhã (horário a ser definido) – Partida dos Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira
Local: a ser definido

Saída dos Cavaleiros conduzindo o “Fogo Simbólico da Liberdade”, em desfile como no dia anterior, com a primeira parada programada em Baependi,  onde prestarão homenagem a Nhá Chica.

16 horas (previsão) – Homenagem da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira a Nhá Chica em Baependi.

Manhã: (horário a ser definido) – Abertura do Seminário sobre Acessibilidade em Cidades Turísticas:
Local: Câmara Municipal de São Lourenço

Abertura com a participação do Coral Vozes das Celas e Grupo Musical da APAE São Lourenço
O objetivo principal do evento é despertar a atenção e a conscientização de autoridades e comunidades sobre a importância do acesso de deficientes físicos em cidades e atrativos turísticos. Trata-se do início de uma discussão enriquecedora sobre o assunto.

Diversas participações já estão programadas, como:

- Carlos André Mariani Bittencourt, Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais;
- Eros Biondini, Secretário de Estado de Esporte e Juventude de Minas Gerais; Marcos Paulo de Souza Miranda, Promotor Coordenador das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais; Leonardo Mattos, Vereador em Belo Horizonte; Luiz Figueira de Quental, Referência Nacional em Turismo; Ana Lúcia de Oliveira, Coordenadora Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência;  Kátia Ferraz, Presidente do Centro de Vida Independente de Belo Horizonte; Willian Eventos, Vereador em São Lourenço; entre outras personalidades/instituições.
O Seminário ocorrerá durante todo o dia e será encerrado no final da tarde com a emissão da “Carta São Lourenço”

9 às 17 horas – Educação Ambiental preparada pelo Instituto INHOTIM destinada a jovens estudantes de São Lourenço e Região

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Projeto “Espaço Ciência Itinerante”, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental do  Instituto INHOTIM. Trata-se de um espaço expositivo que utiliza diferentes ferramentas educativas, como lupa, microscópio, maquetes, modelos didáticos para ensino de botânica, fotos e vídeos, para divulgação da ciência e da informação ambiental. Nesse espaço a interatividade é uma aliada no processo de construção do conhecimento científico para visitantes de diversas idades. Deverão passar pelo projeto cerca de 700 de estudantes e meia centena de professores.

10 às 18 horas – Projeto Saci

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Diversas atividades de educação e conscientização ambiental destinadas a jovens e adultos, tais como: oficinas, Brinquedoteca (Espaço lúdico com brinquedos, livros puffs, etc.), mostras de cinema e espetáculos.

10 às 18 horas – Unidade Móvel do Sine

Local: Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Expedição de carteira de trabalho e previdência social e postagem de seguro desemprego.

21 horas – Minas ao Luar

Local: Praça Brasil
A Chancelaria da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço viabilizou o Projeto Minas ao Luar em parceria com o SESC/MG e Prefeitura Municipal de São Lourenço.

A seresta e a serenata são gêneros musicais muito presentes e tradicionais na cultura do estado. Pensando na valorização dessas tradições e na formação de público, o Sesc Minas, por meio do Minas ao Luar, apresenta shows musicais ao ar livre, em ruas, praças e coretos. As apresentações são sempre abertas ao público. Em 19 anos de história, o projeto já contabilizou mais de dois milhões de espectadores e a produção de dois discos e um livro.

Desde a primeira edição, realizada em Diamantina, em 1994, o projeto já percorreu aproximadamente 200 cidades. Em 2012, o Minas ao Luar passou a realizar duas apresentações por semana, em diferentes cidades mineiras, somando, aproximadamente, 60 apresentações no ano (depois de muitos anos o projeto retorna a São Lourenço, em homenagem a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço).

DIA 23 DE MARÇO DE 2013 – SÁBADO

9 às 17 horas – Projeto Saci

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Diversas atividades destinada a jovens e adultos, tais como: oficinas, Brinquedoteca (Espaço lúdico com brinquedos livros puffs), mostras de cinema e espetáculos estão programados.

10 horas – Passeio no Trem das Águas:

Local: Estação de São Lourenço
Passeio no Trem das Águas para agraciados e convidados.
IMPORTANTE: o credenciamento para o passeio será feito das 9h às 9h45 na própria Estação.



Da Redação /Com informações do Site Oficial da Comenda Ambiental 




SAIBA O QUE É A COMENDA AMBIENTAL REALIZADA EM SÃO LOURENÇO NO PRÓXIMO DIA 21/03



Muita gente na cidade vive me perguntando: O que é essa tal de Comenda Ambiental que acontecerá mais uma vez em São Lourenço? e eu respondo seriamente: não sei direito do que se trata, extra oficialmente, pelo que observo nas informações divulgadas na imprensa, principalmente pela internet entendo que trata-se de uma premiação para pessoas e celebridades que de alguma forma colaboraram para o desenvolvimento do meio ambiente, cultura ou turismo em São Lourenço. 



Particularmente, eu não entendi algumas premiações das edições anteriores, pra não ser injusto três premiações, que deixaram de queixo caído quem conhecia seus contemplados e suas atitudes. Trata-se de uma premiação extremamente política e que tem como objetivo estreitar os laços entre a classe, embora seja de suma importância para a cidade e logicamente trará muitos benefícios ( Sabe aquela história de que se você me der um chocolate eu vou gostar de você por toda a vida? ) Bem, esta é a minha opinião.
Segundo o Prefeito José Scido Barcia Neto ( Zé Neto ) São Lourenço, como os municípios vizinhos, nasceu e se desenvolveu em função das águas minerais carbogasosas, descobertas no início do século XIX. Naturalmente gasosas e com sabores diferenciados, também têm, comprovadamente, propriedades medicinais. Essas características atraíram visitantes que, em busca de tratamentos e curas, acabaram estimulando o rápido desenvolvimento das cidades de Caxambu, Cambuquira, Lambari e São Lourenço que, juntas, formaram o primeiro circuito turístico do País, o Circuito das Águas.
A sugestão da ensaísta Ivanise Junqueira de criar uma comenda para comemorar o Dia da Água teve imediato apoio tanto do Executivo como do Legislativo Municipal. Ao homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Meio Ambiente, da Cultura e do Turismo, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço atrai a atenção do Brasil e do mundo para as águas que fizeram Minas Gerais ficar conhecida como a “caixa d'água do Brasil”, com destaque para a região sul, onde se concentra um número inestimável de nascentes de características especiais. A condecoração é o nosso tributo às águas.
Concepção da Medalha
A concepção de uma ideia é como uma semente que, quando jogada ao vento, ao cair em uma terra fértil, com a luz do sol, o ar e a água, germinará e brotará. Haverá de crescer, seu caule, suas flores e frutos serão abundantes e perpetuarão no ambiente por gerações.
Voltando de uma viagem, depois de assistir e participar de solenidade em Diamantina, indaguei-me por que minha região, o Sul de Minas, e minha terra natal, São Lourenço, não possuíam evento de tal porte, como a Medalha JK ou a Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto.
Ao falar com Eugênio sobre isso, imediatamente concluímos que poderia ser uma Comenda, que traduzisse os nossos bens maiores: as águas minerais e o meio ambiente preservado!
Por que não criarmos, então, uma condecoração que potencializasse nosso turismo, homenageasse personalidades que se distinguem na preocupação com o meio ambiente, turismo e cultura?
A partir daí, Eugênio criou o projeto da Comenda, pensamos nas cores e marca nela inserida, uma gota de água ao centro, com a frase prima inter pares e laterais verdes…
Daí ao Projeto de Lei, muito bem recebido pelo prefeito Zé Neto e pelos vereadores da cidade, foi como um passe de mágica. Tudo aconteceu muito rápido e a cada dia nos surpreendíamos com a acolhida e receptividade de muitos…
Eugênio foi convidado pelo prefeito para ser o Chanceler da Medalha.
Tal qual uma semente que joguei ao vento, a ideia simples que tive para a Comenda ganhou vida e grandiosidade por agregar pessoas que compartilham o mesmo sentimento. Germinou, brotou,  cresceu, floriu e, em breve, colheremos os primeiros frutos. Entre eles, elevar cada vez mais nossa terra, destacando a qualidade de vida nela existente.
Que as ideias dos homens sejam  transparentes como a água: símbolo da vida no planeta!
Quer saber Mais sobre as outras edições da Comenda Ambiental ou Medalha das Águas? Confira as matérias veículadas no Popular.net desde a primeira edição da Comenda nos links abaixo:

2013
Entrega da Comenda Ambiental será a noite em São Lourenço
http://www.opopular.net/2013/02/entrega-da-medalha-das-aguas-sera-noite.html

2012
Começam os preparativos para a Semana da Água em São Lourenço
http://www.opopular.net/2012/03/comecam-os-preparativos-para-semana-da.html

Entrega da comenda Ambiental acontece hoje em São Lourenço
http://www.opopular.net/2012/03/entrega-da-medalha-da-agua-acontece.html

Transito fechado para a construção do palco da Comenda Ambiental
http://www.opopular.net/2012/03/transito-fecha-praca-para-construcao-do.html

2011
Momento histórico: Comenda das águas será entregue em São Lourenço
http://www.opopular.net/2011/03/momento-historico-comenda-das-aguas.html

A festa da Medalha das Águas
http://www.opopular.net/2011/03/festa-da-medalha-das-aguas.html

Ou Acesse o Site Oficial da Comenda Ambiental Clickando AQUI!



Click para ampliar!



PROGRAMAÇÃO COMENDA AMBIENTAL 2013

 DIA 21 DE MARÇO DE 2013 – QUINTA-FEIRA

9 às 17 horas – Educação Ambiental preparada pelo Instituto INHOTIM destinada a jovens estudantes de São Lourenço e Região

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Projeto “Espaço Ciência Itinerante”, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental do  Instituto INHOTIM. Trata-se de um espaço expositivo que utiliza diferentes ferramentas educativas, como lupa, microscópio, maquetes, modelos didáticos para ensino de botânica, fotos e vídeos, para divulgação da ciência e da informação ambiental. Nesse espaço a interatividade é uma aliada no processo de construção do conhecimento científico para visitantes de diversas idades. Deverão passar pelo projeto cerca de 700 de estudantes e meia centena de professores.

18 horas – Desfile dos Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira
Local: Rodoviária (concentração)

Grande mobilização saindo da rodoviária em direção a Praça João Laje (em frente ao Parque das Águas). Viaturas da Polícia Militar, Polícia Montada, Corpo de Bombeiros, possivelmente balões, acompanharão a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, que conduzirão um baú contendo simbolicamente as comendas, até o local de entrega da Comenda Ambiental, onde os cavaleiros receberão, no início da cerimônia o “Fogo Simbólico da Liberdade” que será conduzido pelos caminhos da Estrada Real até Ouro Preto, onde acenderá a Pira da Liberdade na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência.

19:30 horas – Cerimônia da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço:
Local: Praça João Lage – Em frente ao Parque das Águas

- Coreografia com Cadetes da Polícia Militar de Minas com a Tocha da Liberdade que será entregue aos Cavaleiros da Inconfidência Mineira;
- pré-lançamento/divulgação do livro comemorativo “40 anos do Clube da Esquina!”, viabilizado por meio de parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais;
- apresentação especial de Marcus Viana e Laisa Morais;
- agraciamento e discursos;
- participação especial da Sociedade Musical Antonio de Lorenzo.
- Grande show com Marcus Viana e Orquestra Transfônica

DIA 22 DE MARÇO DE 2013 – SEXTA-FEIRA

Manhã (horário a ser definido) – Partida dos Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira
Local: a ser definido

Saída dos Cavaleiros conduzindo o “Fogo Simbólico da Liberdade”, em desfile como no dia anterior, com a primeira parada programada em Baependi,  onde prestarão homenagem a Nhá Chica.

16 horas (previsão) – Homenagem da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira a Nhá Chica em Baependi.

Manhã: (horário a ser definido) – Abertura do Seminário sobre Acessibilidade em Cidades Turísticas:
Local: Câmara Municipal de São Lourenço

Abertura com a participação do Coral Vozes das Celas e Grupo Musical da APAE São Lourenço
O objetivo principal do evento é despertar a atenção e a conscientização de autoridades e comunidades sobre a importância do acesso de deficientes físicos em cidades e atrativos turísticos. Trata-se do início de uma discussão enriquecedora sobre o assunto.

Diversas participações já estão programadas, como:

- Carlos André Mariani Bittencourt, Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais;
- Eros Biondini, Secretário de Estado de Esporte e Juventude de Minas Gerais; Marcos Paulo de Souza Miranda, Promotor Coordenador das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais; Leonardo Mattos, Vereador em Belo Horizonte; Luiz Figueira de Quental, Referência Nacional em Turismo; Ana Lúcia de Oliveira, Coordenadora Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência;  Kátia Ferraz, Presidente do Centro de Vida Independente de Belo Horizonte; Willian Eventos, Vereador em São Lourenço; entre outras personalidades/instituições.
O Seminário ocorrerá durante todo o dia e será encerrado no final da tarde com a emissão da “Carta São Lourenço”

9 às 17 horas – Educação Ambiental preparada pelo Instituto INHOTIM destinada a jovens estudantes de São Lourenço e Região

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Projeto “Espaço Ciência Itinerante”, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental do  Instituto INHOTIM. Trata-se de um espaço expositivo que utiliza diferentes ferramentas educativas, como lupa, microscópio, maquetes, modelos didáticos para ensino de botânica, fotos e vídeos, para divulgação da ciência e da informação ambiental. Nesse espaço a interatividade é uma aliada no processo de construção do conhecimento científico para visitantes de diversas idades. Deverão passar pelo projeto cerca de 700 de estudantes e meia centena de professores.

10 às 18 horas – Projeto Saci

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Diversas atividades de educação e conscientização ambiental destinadas a jovens e adultos, tais como: oficinas, Brinquedoteca (Espaço lúdico com brinquedos, livros puffs, etc.), mostras de cinema e espetáculos.

10 às 18 horas – Unidade Móvel do Sine

Local: Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Expedição de carteira de trabalho e previdência social e postagem de seguro desemprego.

21 horas – Minas ao Luar

Local: Praça Brasil
A Chancelaria da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço viabilizou o Projeto Minas ao Luar em parceria com o SESC/MG e Prefeitura Municipal de São Lourenço.

A seresta e a serenata são gêneros musicais muito presentes e tradicionais na cultura do estado. Pensando na valorização dessas tradições e na formação de público, o Sesc Minas, por meio do Minas ao Luar, apresenta shows musicais ao ar livre, em ruas, praças e coretos. As apresentações são sempre abertas ao público. Em 19 anos de história, o projeto já contabilizou mais de dois milhões de espectadores e a produção de dois discos e um livro.

Desde a primeira edição, realizada em Diamantina, em 1994, o projeto já percorreu aproximadamente 200 cidades. Em 2012, o Minas ao Luar passou a realizar duas apresentações por semana, em diferentes cidades mineiras, somando, aproximadamente, 60 apresentações no ano (depois de muitos anos o projeto retorna a São Lourenço, em homenagem a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço).

DIA 23 DE MARÇO DE 2013 – SÁBADO

9 às 17 horas – Projeto Saci

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas
Diversas atividades destinada a jovens e adultos, tais como: oficinas, Brinquedoteca (Espaço lúdico com brinquedos livros puffs), mostras de cinema e espetáculos estão programados.

10 horas – Passeio no Trem das Águas:

Local: Estação de São Lourenço
Passeio no Trem das Águas para agraciados e convidados.
IMPORTANTE: o credenciamento para o passeio será feito das 9h às 9h45 na própria Estação.



Da Redação /Com informações do Site Oficial da Comenda Ambiental