O mapeamento feito pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e Nutricional (Sisvan) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostrou que, dos 15002 adolescentes entre 10 e 19 anos cadastrados, 19,2% estão com sobrepeso – o maior índice registrado entre as regiões do Estado. Os adolescentes obesos chegam a 7,6 por cento e ocupam a terceira posição em Minas.
O Sedentárismo e Alimentação errada são causas da Obsidade infantil |
O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) e de Saúde (SES), lançou, nesta quinta-feira (20/12), o programa Geração Saúde, voltado para os adolescentes entre 15 e 19 anos com sobrepeso. Serão investidos cerca de 10 milhões de reais em 2013 e a previsão é que os recursos voltados para o programa cheguem a R$ 42 milhões e 400 mil até 2016.
O Geração Saúde pretende estimular a mudança de hábito estes jovens os para evitar a obesidade e o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão. Patologias que, juntamente com o câncer, são responsáveis por 60% das mortes no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde.
O Programa
O aumento da prática de atividades físicas entre os adolescentes é o principal objetivo do programa. Eles serão orientados por profissionais em academias credenciadas pelo Governo de Minas. O Geração Saúde visa ainda melhorar a relação interpessoal entre os jovens que vão ser acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Copiei do Popular.net
Cadastramento
Dos 99 municípios aptos a participarem do Geração Saúde, 18 estão no Sul de Minas, são eles: Borda da Mata, Cambuquira, Campo Belo, Carmo de Minas, Carrancas, Claraval, Coqueiral, Extrema, Ibiraci, Maria da Fé, Monte Santo de Minas, Natércia, Paraisópolis, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Virgínia
As academias serão credenciadas pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por meio do Edital de Credenciamento de Academias. Depois, elas serão chamadas para firmar contrato com o Governo de Minas, também por meio da SEEJ. O início das contratações está marcado para janeiro e o início das atividades estão previstas para fevereiro.
Com informações da Agência Minas