A dancinha que simula um passeio de cavalo pegou em todo mundo. |
Assista o Video Clip:
O lugar
O distrito de Gangnam, que literalmente significa “sul do rio”, é metade do tamanho de Manhattan, em Nova York. Cerca de 1% da população de Seul mora lá, mas muitos dos habitantes são ricos. A média de preço de um apartamento em Gangnam é de US$ 716 mil, o que um sul-coreano da classe média demora 18 anos para ganhar.
Como os preços dos apartamentos dispararam durante um frenesi de investimento imobiliário no início de 2000, os latifundiários e especuladores se tornaram ricos praticamente da noite para o dia. A nova riqueza atraiu as mais modernas lojas e clubes e houve uma proliferação de clínicas de cirurgia plástica, mas também forneceu acesso a algo considerado vital na Coreia do Sul: educação sob a forma de aulas particulares prestigiadas e escolas preparatórias. As famílias de Gangnam gastam quase quatro vezes mais em educação do que a média nacional.
A música
Psy, que às vezes veste camisas sem mangas com gravatas coloridas em seu vídeo, repetidamente satiriza as noções populares dos sul-coreanos sobre Gangnam.
O vídeo está repleto de ironia, não das imagens "de classe alta" que os sul-coreanos reconhecem, disse o blogueiro Park Byoung-soo. Homens velhos jogando em um tabuleiro e mulheres de meia-idade que usam chapéus de abas largas para manter o sol fora de seus rostos - uma maneira popular de se exercitar na Coreia do Sul.
Alguns acham que Psy é mais do que um estrangeiro desengonçado. “Psy faz algo em seu vídeo que poucos artistas, na Coreia ou em qualquer lugar, já fizeram: ele parodia os mais ricos, do mais poderoso bairro da Coreia do Sul”, escreveu Sukjong Hong, da revista eletrônica “Open City”.
Traduzido para o Portugues
GANGNAM STYLE / Estilo de Gangnam
Da Redação