O Ministério das Cidades e o Denatran demonstram, mais uma vez, preocupação com a segurança no trânsito. Dessa vez foi lançado o aplicativo para educar o condutor e evitar que ele atenda ao telefone celular e se distraia ao volante. O “Mãos no Volante” é uma ferramenta disponível para smartphones que informa os remetentes através de mensagens automáticas, quando o destinatário não pode atender por estar dirigindo.
O aplicativo pode ser baixado em lojas virtuais e, após instalado, fará com que o telefone não toque quando o condutor estiver na condução de veículos. O motorista, após ter instalado o aplicativo, clicará em INICIAR e poderá delimitar o tempo de acordo com o seu trajeto. Por exemplo, se o motorista fará uma viagem de 2 horas, ele poderá programar para não receber ligações durante este período de tempo.
O remetente da ligação verá que a chamada foi cancelada e receberá uma mensagem informando que a pessoa está dirigindo e não pode atender no momento, e ao final da viagem o motorista poderá checar as ligações perdidas.
Mensagem poderá ser modificada pelo usuário.
Tal medida foi adotada, pois de acordo com estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) 1,3 milhões de pessoas morrem, por ano, em acidentes de trânsito e quando se fala ao celular dirigindo, os riscos aumentam em 400%.
O aplicativo, além de conscientizar o condutor sobre os riscos de se dirigir e falar ao celular contribui também para o bolso, pois dirigir falando ao celular, além dos riscos de acidentes, é infração média, pontuáveis em 4 pontos na carteira, com multa no valor de R$ 85,13 reais.
O aplicativo está disponível para aparelhos com o sistema operacional ANDROID e poderá ser baixado pelo próprio aparelho, ou pelo computador, na Internet, pelo site market.android.com ( Play Store ).
Seja consciente: Mãos no volante.