Sala de Operações da Polícia Militar, através do telefone 190, recebeu denúncia anônima informando que dois indivíduos passaram puxando uma pessoa sentido campo de futebol na estrada Silvestre Ferraz, área esta desapropriada pelo SAAE para futura instalação da Estação de Tratamento de Esgoto.
Homem é colocdo no caixão. Fotos: São Lourenço Jornal |
Imediatamente uma viatura foi deslocada para o local da ocorrência. Segundo informações do Cabo Alessandro e do Soldado Ulysses à Rádio Alternativa, eles encontraram um longo rastro de sangue e quando atravessaram uma porteira, bem próximo ao campo, acharam o corpo.
A área foi imediatamente isolada com acionamento dos bombeiros que constataram que a vítima estava sem vida. A perícia técnica foi acionada e houve o comparecimento do delegado Luciano Belfort na área do crime. O tenente Paulo Sérgio também foi ao local do crime e após constatado o fato ordenou intenso rastreamento na busca dos possíveis autores do homicídio. A viatura VP 14405, integrada pela Sargento Jussara e Soldado Américo, juntamente com a viatura 12576, com o Sargento Cláudio participaram do rastreamento. Mas coube à equipe do Tático Móvel, composta pelo Sargento Pinheiro, Cabo Marcelo e Soldado Daniel fazer a abordagem que identificou e prendeu os suspeitos da autoria do homicídio.
A vítima, identificada por familiares, dão conta que se trata de Francisco dos Santos, conhecido como Chico Preto, morador de rua. Ele tiinha 44 anos e era natural de Conceição do Rio Verde. Trinta minutos depois chega a informação que integrantes da equipe tático móvel da 14ª Cia Ind PM lograram êxito em encontrar os suspeitos de serem os autores do homicídio. Os suspeitos foram identificados como Rodrigo de Paula Guimarães (Chuck), 19 anos, natural de Lorena - SP e João Luiz Salles Escaler (Pulga), 28 anos, natural de Caçapava – SP.: Pulga e Chuck foram presos e levados para a 4ª DRPC.
Os integrantes da Policia Militar não tem dúvidas com relação às prisões. O que reforça essa certeza é o fato de um deles apresentar mancha de sangue em sua bermuda.
Caso abre discussão – A violência presente neste episódio envolvendo moradores de rua abre uma profunda discussão sobre o que um cidadão de bem pode encontrar, ao ser abordado em um dos pontos preferidos por essas pessoas. Seja na rua do Mercado Municipal, seja na praça próximo ao Carrossel e até mesmo em frente à Igreja Matriz não é raro encontrar essas pessoas.
Relatos policiais dão conta que essas pessoas enfrentam grave doença que é o alcoolismo. Alguns dos moradores de rua estão fazendo uso de crack. Relatos informam ainda que em vistorias rotineiras no albergue localizado na Via Silvestre Ferraz, policiais militares já encontraram drogas e arma branca com os moradores de rua. E até morador de rua foi preso por conta de mandado de prisão por crime cometido em outra cidade.
Faz-se necessário uma atuação maior por parte do poder público que tem a obrigação de acabar com esses pontos dos moradores de rua que infelizmente, sob efeito de droga ou álcool, podem causar problemas a alguma senhora ou criança que transitam desavisadas pelo local onde ficam.
Não é mais possível conviver com certas situações onde alguns acham bonito, mas trata-se de risco desnecessário às famílias da cidade de São Lourenço. Esses locais onde os andantes ficam devem sofrer interdições diárias, em dois períodos, pois o estilo de vida deles não condiz com a realidade de São Lourenço. Eles só ficam aqui, ou melhor, se instalam aqui, porque se sentem à vontade e sabem que não serão incomodados. Para a cidade de São Lourenço, segundo melhor IDH do estado e agora o segundo melhor PIB do sul de Minas, o momento é agora para se livrar de um incômodo que nunca foi varrido.
Não se trata de promover uma "limpa", por que são moradores de rua. Trata-se de tomar ações sérias e pensadas para eliminar bandidos e pessoas violentas que infelizmente estão travestidas de moradores de rua e manchando uma parcela da população que não teve oportunidades em sua vida.
Fonte: São Lourenço Jornal