A falta de leiloeiros em Minas Gerais faz com que pátios credenciados pelo Detran fiquem superlotados no Sul de Minas. Os veículos apreendidos ocupam espaço e causam prejuízos aos donos dos pátios. Nas seis maiores cidades da região, são mais de 5,3 mil veículos. Alguns pátios estão tão lotados que os veículos precisam ficar empilhados. Em Lavras por exemplo, são mais de 500 carros e 400 motos que estão paradas.
Os pátios credenciados pelo Detran recebem veículos apreendidos por problemas com documentação, multas e crimes, além dos que são acidentados. O problema é que sem autorização, não se pode fazer nada com os carros, a não ser esperar por um leilão judicial.
Segundo o delegado da Polícia Civil de Lavras, Cléber Pevidor, não há previsão para que se faça o leilão dos carros aprendidos devido à falta de leiloeiros. De acordo com o delegado, dependendo da infração pela qual o veículo foi apreendido, ele pode ficar retido no pátio obrigatoriamente por 30 dias. Para retirá-lo, o dono precisa da autorização da polícia e quitar todas as pendências do carro ou moto. Mas muits vezes, só em documentação, multas e aluguel do pátio, é preciso pagar um valor maior que o do veículo. Por isso, os pátios estão lotados.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil de Belo Horizonte, há um processo de licitação em fase final para contratar um leiloeiro oficial em Minas Gerais. A assessoria informou ainda que não há previsão de quando será realizado um leilão no Sul de Minas.
Fonte: EPTV.com