Os postos de combustíveis do Sul de Minas já estão recebendo menos gasolina das distribuidoras. Em alguns postos de Poços de Caldas, os pedidos já estão sendo entregues pela metade e há o receio de que o produto comece a faltar nas bombas.
Quem comprou um carro flex, para ter a opção de economizar na hora de abastecer, já não desfruta tanto da comodidade. Com a entressafra da cana, o etanol subiu muito e por isso os motoristas estão deixando o álcool de lado e colocando gasolina. Hoje o litro do produto gira em torno de R$ 3. A alta é motivada pelo reajuste do álcool anidro, presente em 25% da composição da gasolina. Mesmo com preços tão elevados, este é o combustível mais procurado pelos consumidores.
Preço maior desde 2003
A relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina atingiu a marca de 78,10% em março, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O número apurado no mês passado superou a relação de 71,29% em fevereiro e é a maior da série histórica, iniciada em janeiro de 2003. Segundo o coordenador do IPC, Antônio Evaldo Comune, a tendência a partir de abril é de desaceleração nos preços desses combustíveis por conta da proximidade do início da safra de cana-de-açucar.