A constatação de que a população ainda recorre à prática da queimada para realizar a limpeza dessa forma pode ser comprovada pelo número de ligações recebidas pelo Corpo de Bombeiros, denunciando pessoas cometendo esse tipo de infração.
A fumaça que saía de um terreno, próximo ao Centro da cidade, no meio da semana, invadiu várias residências, deixando o ar
irrespirável e ainda provocou a ira de alguns moradores. Uma das donas de casa, que preferiu não se identificar, conta que tinha acabado de colocar a roupa no varal e precisou correr para retirar as peças, antes que ficassem tomadas pela fumaça. “Imagina o que pode acontecer se a fumaça chegar até alguém com algum problema respiratório grave”.
Segundo outro morador, sempre tem alguém colocando fogo em lixo por ali. “Queimam de tudo, de folhas secas até borracha
. Tem dias que só saindo de casa para poder respirar”. O que diz a Lei de Crimes Ambientais (9.605 de 13 de fevereiro de 1998)
em seu artigo 54: causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana… Causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos a saúde da população: pena de reclusão, de um a cinco anos.
Leia Também: Lula sobre nova lei contra crimes ambientais: 'Não tem bordoada melhor que multa pesada e apreensão de bens' CLICK AQUI!
A fumaça expelida é formada de gás carbônico e a sua concentração na atmosfera é uma das grandes responsáveis pelo aumento do efeito estufa e do aquecimento do planeta. Além disso, também traz problemas para a saúde humana, como alergias, doenças respiratórias e dermatológicas.
Fonte: Silcon Ambiental / Gazeta do Sul