Na noite de quarta-feira (2), pelo menos 35 municípios do Sul de Minas enfrentaram um período sem energia elétrica devido a uma falha na Subestação de Transmissão Itajubá 3, conforme informado pela Cemig Distribuição. A interrupção afetou diversas cidades da região, incluindo Itajubá, Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Piranguinho, Wenceslau Braz, São Lourenço e Santa Rita do Sapucaí, com o serviço sendo interrompido por volta das 19h25.
Segundo a companhia, mais de 60% dos clientes impactados tiveram o fornecimento normalizado em até 4 minutos. Os demais consumidores tiveram a energia completamente restabelecida em até 59 minutos. As causas específicas da falha serão investigadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Procedimentos para Ressarcimento de Danos Elétricos
Quando ocorre um pico de energia que causa danos a equipamentos eletroeletrônicos, os consumidores do Grupo B têm o direito de solicitar o reparo ou a substituição do equipamento danificado, ou ainda o ressarcimento do valor correspondente. A solicitação pode ser feita através do Cemig Atende Web, pelo telefone 116 ou na agência/posto de atendimento mais próximo.
Para solicitar o ressarcimento, o cliente deve providenciar CPF/CNPJ, um documento oficial com foto, número da instalação afetada (disponível na fatura de energia), data e horário do incidente, descrição do problema apresentado pelo equipamento danificado, e detalhes como marca e modelo do equipamento. A Cemig se compromete a fornecer uma resposta à solicitação em até 15 dias, se feita em até 90 dias após o incidente, ou em até 30 dias para solicitações feitas após esse período.
Os prazos começam a contar a partir da data da verificação do dano ou, na falta desta, a partir da data da solicitação de ressarcimento.