O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço iniciou a construção da estrutura que vai colocar em operação o segundo reservatório do Jardim das Acácias. Com a nova estrutura, o conjunto de reservatórios terá a capacidade de armazenamento de água de 1,5 milhões de litros. Atualmente a capacidade é de 500 mil litros.
O aumento na capacidade de armazenamento de água é uma ação do Governo Municipal, sob o comando do prefeito Walter Lessa, para que o sistema de abastecimento opere acima da atual demanda e já fique preparado para um crescimento gradual da cidade nos próximos anos.
A nova estrutura consiste em uma instalação hidráulica de grande porte que será construída na Estação de Tratamento de Água (ETA) para levar a água até a alto do Jardim das Acácias. No local, um novo reservatório de um milhão de litros já está com as obras concluídas desde 2017 apenas aguardando a conclusão da instalação dos equipamentos de bombeamento para entrar em operação.
Os reservatórios do jardim das Acácias/Foto: Ascom/SAAE |
A entrada em operação do segundo reservatório do Jardim das Acácias, possibilitará ao SAAE simplificar o sistema de abastecimento do reservatório São Francisco com mais economicidade e eficiência energética. O São Francisco está localizado no alto da Rua Dr. Olavo Gomes Pinto e é responsável pelo abastecimento da região do Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Três conjuntos de motobombas serão instalados na ETA para levar água até o Jardim das Acácias, que abastecerá o São Francisco por gravidade. Atualmente, somente o São Francisco demanda a utilização de duas bombas com o consumo de cerca de 2.000 Kw/h de energia elétrica somado a bomba que abastece reservatório de menor capacidade do Jardim das Acácias. Com o novo sistema, apenas duas bombas funcionarão alternadamente em menos tempo. As bombas que serão adquiridas serão mais modernas e gastarão menos energia.
De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Hemerson Jader Cunha, a ação faz parte do planejamento do SAAE em manter o sistema de abastecimento de água equilibrado. “Todo sistema de abastecimento precisa de constantes investimentos para que não haja falta de água. Esse investimento faz parte de um planejamento do SAAE iniciado em 2009”, disse o diretor-presidente.
“Em 2009 a autarquia contratou um estudo que constatou a necessidade de aumentar o armazenamento de água em quatro milhões de litros. Com o Jardim das Acácias entrando em operação, vamos precisar construir mais um reservatório de três milhões de litros no bairro Lagoa Seca. Esse outro reservatório será construído em uma outra etapa da execução do planejamento”, complementou Hemerson.
Com informações da ASCOM/SAAE
Publicidade