A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada a comparecer à zona rural do bairro Conquista, em Itamonte-MG, onde havia relatos de que foi visto um balão caindo em um pasto, o qual era monitorado por indivíduos com camisetas com descrições relacionadas a resgastes de balões.
Imegm ilustrativa de balão de papel / VICE Media LLC - Apu Gomes
De acordo com testemunha, os indivíduos soltaram parte da estrutura do balão que, na sequência, atingiu a rede elétrica, dando início a um incêndio que consumiu uma área estimada de 00.30.00 ha de vegetação rasteira típica de pastagem. Durante o rastreamento, os militares conseguiram abordar a autor de 46 anos, que confessou sua participação no resgate do balão.
Durante a confecção do REDS na sede do Quartel PM, compareceu àquele local outro autor de 33 anos, motorista, o qual também confessou sua participação no resgate do balão, sendo o motorista de um dos veículos envolvidos. Dos fatos, foram lavrados autos de infração por provocar incêndio em matas e transporte de balões que possam provocar incêndios nas florestas. Os autores foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Lourenço.
Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª Cia PM Ind MAT