Na última quarta feira (23/10), no município de CARMO DE MINAS/MG, a Polícia Militar de Meio Ambiente de SÃO LOURENÇO, recebeu informações versando sobre manutenção e comercio clandestino de pássaros silvestres que estaria ocorrendo na residência do senhor P.I. R. 46 anos,motorista.e de outro comparsa .Diante da possibilidade desse fato fez contato com o senhor Delegado de Polícia Civil de Carmo de Minas, DR. MARCIO CIARINI, que solicitou Mandado de Busca e Apreensão ao senhor MM JUIZ de Direito da Comarca de Carmo de Minas, DR AFONSO CARLOS PEREIRA DA SILVA. E desencadearam uma OPERAÇÃO CONJUNTA, sendo executada inicialmente na residência do autor P.I. R. 46 anos,motorista, onde foram encontrados 06(seis) pássaros da fauna silvestre brasileira sem anilhas de identificação, sendo 04 (quatro) trinca- ferro e 02 (dois) coleiros; 12(doze) gaiolas e 29 (vinte e nove) caixas de leite longa vida vazias, utilizadas para o transporte clandestino de pássaros silvestres. O autor não possuí autorização do órgão ambiental para manter os pássaros em cativeiro.
Do exposto foi dado voz de prisão em flagrante ao autor P.I. R. 46 anos,motorista, efetuado a apreensão dos pássaros, das gaiolas e das caixas vazias sendo encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de CARMO DE MINAS/MG. Foi registrado B.O. e REDS. Equipe PM: 3º SGT Teixeira e Cb Luiz Cláudio. VP 13.504. Equipe da PC. Dr M.Ciarini, Det. Cláudio e Gustavo.
Em seqüência a este ato, compareceram à residência do outro denunciado, senhor J. A.A. 46 anos, vigilante,onde durante as buscas foram encontrados dentro da casa em um dos quartos 21 (vinte e um) pássaros da fauna silvestre brasileira sem anilhas de identificação, sendo 20(vinte) trinca- ferro e 01(um) canário-da-terra ; 12 (doze) gaiolas e 30 (trinta) caixas de leite longa vida vazias, utilizadas para o transporte clandestino de pássaros silvestres. O autor não possuí autorização do órgão ambiental para manter os pássaros em cativeiro. Do exposto foi dado voz de prisão em flagrante ao autor J. A.A. 46 anos, vigilante, efetuado a apreensão dos pássaros, das gaiolas e das caixas vazias sendo encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de CARMO DE MINAS/MG. Foi registrado BO e REDS. Equipe PM: 3º SGT Teixeira e Cb Luiz Cláudio. VP 13.504. Equipe da PC. Dr M.Ciarini, Det. Cláudio e Gustavo.
Os pássaros foram recepcionados pelo IBAMA de Pouso Alegre no dia seguinte à operação, ficando de lavrar os autor de infrações respectivos cada infração tipificadas nos artigos 29 e 32 da Lei 9605/98, que totalizarão em R$ 27.000,00
3° Pelotão de Policia Militar do Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário em São Lourenço.