A Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço está iniciando um processo de descentralização do atendimento, já se preparando para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h), que deverá começar a funcionar em 2014. O novo modelo também é essencial para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde no Município.

A secretaria também está instituindo protocolos e sistemas de atendimento e regulação, onde o médico definirá as prioridades do atendimento. Todo esse processo, que pode demorar um ano, resultará na implantação do prontuário eletrônico, eliminando as filas para marcação de consultas e exames. Até lá, é natural que alguns problemas pontuais ocorram, mas as mudanças são fundamentais para organizar o atendimento e prepará-lo para 2014, quando a UPA 24h será a porta de entrada para urgências e emergências, deixando o hospital para os casos de internação.
Orientações ao paciente
1) A Secretaria Municipal de Saúde NÃO autoriza encaminhamentos de consultas e de exames de médicos particulares, convênios e do Hospital São Lourenço.
2 ) Os encaminhamentos do Pronto Socorro/ Hospital São Lourenço deverão ser enviados para atendimento na Unidades Básicas de Saúde do bairro do usuário.
3) Todas as solicitações de consultas e exames deverão constar a indicação clínica preenchida corretamente pelo médico solicitante e obedecer o Protocolo Clínico da Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço.
4) Os exames solicitados pelos médicos do Consórcio deverão estar acompanhados das guias amarelas da consulta do usuário.
5) Todos as consultas e exames médicos e de laboratório são autorizados e agendados de acordo com a cota financeira mensal da Secretaria Municipal de Sáude.
6) O horário de atendimento dos setores de Controle e Avaliação, agendamento de LABORATÓRIO e do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) é de 2a. a 6a.s feiras, de 08 às 15:00 h, na Policlínica.