Depois de fazerem a prova teórica, sobre legislação de trânsito, os charreteiros começam a se preparar para a prova prática. A partir do dia 12 de setembro, funcionários da Gerência de Trânsito farão o treinamento dos condutores no trânsito. “Vamos em cada uma das charretes, mostrando como os charreteiros devem conduzir o veículo de tração animal”, diz o chefe de setor operacional de trânsito, Mauro Rogério do Amaral. Segundo ele, as charretes, assim como os outros veículos, devem seguir as regras do trânsito, como obedecer as placas de sinalização e os sinais de trânsito.
As charretes estão entre as atrações preferidas dos turistas que frequentam São Lourenço. Cinquenta e quatro delas são cadastradas no município e autorizadas a trabalhar, transportando passageiros. Para regulamentar a atividade, qualificando e valorizando o serviço, a prefeitura aprovou uma legislação (Lei Municipal 2980, de 30.7.10) que prevê, entre outras obrigações, a habilitação municipal, concedida a partir de exames teórico e prático. A Carteira Municipal de Habilitação terá a identificação do condutor, com endereço e fotografia.
Além da habilitação como condutores, os charreteiros de São Lourenço trabalham uniformizados e participam de cursos de qualificação, realizados pelo Sebrae, em parceria com o Conventions & Visitors Bureau. Para a prefeitura, os charreteiros são importantes agentes de turismo, já que levam o visitante aos pontos turísticos e fornecem informações sobre a cidade.
Fonte: PMSL